TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DO PSICOLOGO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.189 Palavras (9 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 9

ATUAÇÃO DO PSICOLOGO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

A psicóloga que entrevistamos trabalha em um banco, ou seja, no contexto Organizacional.

Antes de apresentar a correlação e trazer ao papel os debates feitos em sala de aula, iremos esclarecer um pouco sobre o que, e como atua um psicólogo organizacional.

Chama-se de organização as empresas das mais variadas naturezas e também os órgãos da administração pública. Contratam o psicólogo para que ele consiga fornecer os recursos humanos que aquela organização necessita, tendo como foco o desenvolvimento dos cidadãos internos e a humanização das relações de trabalho. Ele pode atuar de forma preventiva, por exemplo, quando dá um treinamento para uma equipe com objetivo de melhorar os relacionamentos entre os funcionários, ou pode atuar de forma remediativa, que seria no caso de ele ter que intervir para sanar um problema através, por exemplo, de um treinamento para desenvolver habilidades técnicas ou psicológicas em algum setor ou grupo da empresa.

O psicólogo pode estar presente em diversas áreas dentro de uma organização como em recursos humanos, gestão de pessoas, departamento de desenvolvimento humano, trabalhar na seleção e contratação de novos funcionários, pode ser terceirizado e dar coaching para um grupo ou setor, entre outros. Citamos três dos mais importantes papeis de um psicólogo dentro de uma organização.

->Recrutamento: Ele participa do recrutamento de candidatos a vagas dentro da empresa. O recrutamento pode ser feito dentro da empresa (recrutamento interno) como também pode ser feito fora da empresa (através de anúncios de jornais, sites etc). O psicólogo é de grande valia nesta esfera pois conhece o perfil ideal do funcionário para determinada vaga, e desta forma, recruta o funcionário já especificando no anúncio da vaga os atributos necessários que a pessoa deve ter para se candidatar.

->Seleção de pessoal: O objetivo dessa função é encontrar o candidato que mais se aproxime do perfil traçado para aquela vaga. Para isso o psicólogo pode-se valer de diversos instrumentos como a análise de currículos, entrevista, aplicação de testes, observação do desempenho do candidato em grupo, entre outros.

->Treinamento: O psicólogo é chamado para desenvolver e implementar programas de treinamento entre os funcionários ou determinado setor da empresa para melhorar seus desempenhos. O desempenho buscado pelo treinamento pode ser tanto relacionado a habilidades especificas técnicas necessárias para determinada função, quanto a habilidades psicológicas, ou seja, desenvolver o ser humano em suas características pessoais e nas relações pessoais.

        Como demonstrado no texto, o psicólogo se utiliza de varias ferramentas para ter maior clareza sobre o individuo que está sendo “analisado” e consequentemente aprimorar seu trabalho. As ferramentas mais utilizadas para a coleta e avaliação sistemática de informações são:

->Observação: A observação é um método que implica na produção de conhecimento através da observação sistemática do fenômeno estudado, no caso o funcionário ou um candidato a uma vaga dentro da empresa. É de grande valia para o contexto organizacional a observação de um candidato em grupo, ou observação de um funcionário em alguma situação de trabalho, como reunião etc.

->Aplicação de testes: São utilizados para identificar traços de personalidade das pessoas. No caso organizacional é de extrema importância pois pode-se aplicar tanto testes de personalidade para verificar se aquele candidato tem o perfil da vaga/empresa, quanto testes de desempenho intelectual e de desempenho específico, ou seja, uma empresa que necessite de um atributo específico no funcionário pode desenvolver um teste que consiga verificar se o candidato tem aquele atributo desenvolvido.

->Entrevista: A entrevista é uma das ferramentas mais utilizadas dentro do contexto organizacional. Ela normalmente é uma das principais etapas de efetivação de um candidato na empresa. A entrevista é uma atividade planejada, pré-estruturada, onde o entrevistador tem objetivos específicos a ser questionados.

->Atividade junto a Equipes Multiprofissionais: Tem existido a necessidade do psicólogo atuar conjuntamente com outros profissionais para que, com a soma dos conhecimentos específicos, a compreensão total do individuo/fenômeno seja possível. Este tipo de atividade é de suma importância no contexto organizacional podendo o psicólogo atuar de inúmeras formas. Um exemplo disso é formar uma equipe de profissionais para fazer o planejamento e execução de treinamento para alguma área especifica, ou então no tocante a processos grupais e relações humanas, o psicólogo consegue observar com olhar mais apurado o funcionário em tarefas grupais e até mesmo aplicar dinâmicas de grupo em determinado setor ou determinado grupo de pessoas dentro da empresa.

        O psicólogo organizacional vem tomando mais espaço dentro das organizações. Hoje em dia, vê-se psicólogos atuando na ergonomia da empresa (estuda e implementa a melhor adequação dos equipamentos à estrutura anatômica, fisiológica e psicológica do homem) e também na assessoria do planejamento de grandes organizações. Além disso, cresceu o numero de empresas que terceirizam o psicólogo, não fazem parte do quadro de funcionário, para assessora-los quando necessário.

        A maior parte das atividades de um psicólogo organizacional, são de caráter preventivo, visando o desenvolvimentos dos indivíduos, porém isso não quer dizer que ele não possa atuar de forma remediativa dentro de uma organização.

FUNÇÃO SOCIAL DA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

        A função social do psicólogo diz respeito aos efeitos do trabalho do profissional sobre a sociedade, no que tange sua abrangência e seu significado.

Abrangência – Quantos e quem são atendido pelo psicólogo.

Significado – Seu trabalho contribui ou não para a transformação do individuo e da sociedade.

        Desde o final da década de 90 iniciou-se uma discussão sobre a necessidade do psicólogo assumir compromissos sociais mais a fundo. Sugere-se que a atuação do psicólogo deve contribuir para a transformação social, para mudanças nas condições de vida da população; que a atuação deve fugir do modelo médico de doença; e que a atuação deve ser baseada em técnicas novas, criadas a partir das características da população a que se destina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com