Abordagem Histórico Cultural
Por: anna233 • 2/11/2019 • Trabalho acadêmico • 609 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
abordagem histórico cultural
A psicologia da ponte junto a abordagem histórico cultural , surge para inteirar com as necessidades em escolas tradicionais . a escola prepara o aluno e o modela para que ele possa ser integrado a sociedade, e aja de acordo com as normas e regras morais . visando que se tornem principalmente seres críticos e consciente .esta proposta coincide com a proposta de Paulo freire ,que tem como objetivo, instruir indivíduos com pensamentos críticos , tornando os capazes de pensar criticamente e se conscientizarem a respeito de suas necessidades e direitos em termos sociais ,políticos e econômicos , que e´de extrema importância na construção do ser .
A abordagem histórico cultural olha para a escola como algo mediador,classificando pessoas por grupos baseando-se em condições socioeconômicas ,tornando capazes de integrar e agir de acordo com uma determinada sociedade .enqunato a escola da ponte olha para os alunos com o intuito de formá-los para o mundo não apenas para uma determinada sociedade
A educação é também um ato político. A ideologia dominante ”vive” dentro de nós e também definitiva, nunca poderíamos pensar na transformação social. Mas a transformação é possível porque a consciência não é um espelho do simples reflexo, mas é reflexiva e refletora da realidade. Enquanto seres humanos conscientes, podemos descobrir como somos condicionados pela ideologia dominante. Podemos distanciar da nossa época podemos aprender, portanto, como nos libertar através da luta política na sociedade. Podemos lutar para ser livres, precisamente porque sabemos que não somos livres? É por isso que podemos pensar na transformação.(freire,1986,p17)
A abordagem de Paulo freire é relacional , ande ensina e também aprende , neste caso o professor traz um tema para a sala fazendo uma problematizacao sobre algo especifico , fazendo com que tanto professor quanto o aluno se relacionam para a resolução de tal problematizacao já a escola da ponte trabalha com o estilo mais visto na atualidade aonde o professor é um facilitador , dando sempre suporte e as necessidades de seus alunos . apesar destas diferenças ambas estão voltada para o aluno com o objetivo de torná -los capazes de pensar não só mente em suas necessidades mas do grupo em si tornando os cidadãos solidários e sócias.
Ao citar a escola da ponte o livro narra a questão de solidaridade praticada em sala de aula entre alunos e professores que de fato é muito valorizado e defendido por Paulo friere como cita abaixo ;
[...]na Escola da Ponte não faz sentido
falar de problemas de indisciplina, porque todos apóiam todos, todos acarinham todos,
todos ajudam todos, todos são, afetivamente, cúmplices de todos, todos são, solidariamente,
responsáveis por todos. E, não menos significativo, todos sabem o nome de todos, ou seja,
todos procuram reconhecer e respeitar a identidade de todos... (Alves ,2004,p.9)
...