Abordagens Aprendizagem Psicologia
Por: Nathany Binda • 25/10/2018 • Trabalho acadêmico • 905 Palavras (4 Páginas) • 280 Visualizações
Livro dedicado ás crianças, mas são os pais e os professores que devem lê-la.
Páginas 9 e 10:
Visão que o Pai de Felipe passa sobre Pinóquio:
Trecho: "Pinóquio era um bonequinho de madeira. Não era um menino de verdade. Para se tornar um menino de verdade, ele teria de ir à escola. Pinóquio fugiu da escola, preferiu brincar. Ai lhe cresceram orelhas e rabo de burro. Que não vai à escola fica burro. Ainda bem que a fada veio a seu auxilio. Se não fosse por ela, ele teria ficado burro pelo resto da vida. Passaria a vida puxando carroças. É preciso ir à escola para não ficar burro, para ser gente de verdade... " A fala do pai fez Felipe pensar: "Ainda não fui à escola. Ainda não sou menino de verdade..."
Páginas 13 e 14:
As crianças vivem no presente, enquanto os pais já constroem seu futuro. Felipe era uma criança muito curiosa: A curiosidade aparece quando os olhos começam a fazer perguntas. Os olhos das crianças são sempre curiosos. Elas querem ver o que está escondido, querem saber o que está por detrás das coisas." (CICLO VITAL) – inserir.
Pagina 16:
Quando nem a mãe e nem o pai sabia a resposta para pergunta do menino, eles diziam " Na escola você aprenderá..." E Felipe dormia feliz, pensando: "A escola deve ser um lugar maravilhoso! Lá os professores responderão minhas perguntas. Felipe possuía expectativas sobre a escola.
Pagina 18:
Pai de Felipe explica sua percepção sobre a vida adulta: "Quando você crescer, deixará de ser criança e se transformará em adultos. Os adultos trabalham a vida é assim. É preciso trabalhar para ganhar dinheiro, para comprar uma casa, casar, ter filhos... E essa é a razão por que você em breve vai entrar em na escola. As escolas existem para transformar as crianças que brincam em adultos que trabalham”.
Páginas 20 e 21:
O pai explica com que funciona as fases da vida na aprendizagem, é basicamente: " Entre na escola, acumule boas notas para ir passando de ano, e no final suas notas ainda assim não serão suficientes, pois na universidade não são todos que entram, é só aqueles que tem boas notas. Na faculdade terá que ter boas notas também, até que se forme, para casar, ter uma casa e ter filhos”.
Explicação sobre notas: "Notas são números que os professore colocam no boletim, números que dizem o quanto aprendeu”. Felipe não entendia nada sobre notas e boletim. E não entendia como é que um número podia dizer quanto uma pessoa sabe.
A posição que o pai passa para Felipe, é que o que aprendemos antes da escola não valem dentro da escola, lá serão aplicadas provas e provas medem o quanto você sabe. Quando soube que media era 5, questionou, "Então se eu tirar 4 eu não passo?" "Como que um ponto vale mais que um ano inteiro."
Pagina 26:
Primeiro dia de aula, a após o apito crianças são colocadas em fila que são definidas por tamanho, e uma conduzida por um professor.
Pagina 28:
Sonho de Felipe após primeiro dia de aula, pássaros voando, ao tocar da capinha, pássaros voam para dentro da gaiola e corvo diz: " Na escola você vão aprender a cantar como se deve..."
Pagina 29:
Aprender sobre os pássaros não é valido, devemos seguir o programa. Quem cria o programa é governo. " A escola não é para você aprender aquilo que quer aprender. O que você deve aprender é aquilo que disseram os homens inteligente do governo. Tudo na Ordem certa. Uma coisa de cada vez. as crianças ao mesmo tempo. Na mesma velocidade...”
...