TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Absenteismo

Tese: Absenteismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Tese  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

Absentismo laboral

De acordo com Robbins 2, o custo anual do absentismo laboral estava estimado num valor superior a 40 biliões de dólares, nas empresas norte-americanas, sendo que um dia de falta de um trabalhador representava um custo médio de 100 dólares. Já na Alemanha, o absentismo nas empresas industriais custava mais de 35,5 milhões de dólares por ano. Estes números mostram bem a importância que reveste para as organizações manter o absentismo baixo, sabendo nós que é difícil, se não impossível, para uma organização, trabalhar normalmente e cumprir os seus objectivos se os seus trabalhadores não comparecem ao trabalho.

Em Portugal, o sector da saúde pública é dos sectores económicos que apresenta as maiores taxas de absentismo laboral, conforme nos mostram as estatísticas oficiais, sendo as doenças não profissionais a causa mais relevante, conforme relatórios do Departamento de Estudos, Prospectiva e Planeamento, do Ministério da Segurança Social e do Trabalho 9.

O absentismo laboral pode-se então definir como um fenómeno de etiologia multifactorial 10, caracterizado por ausências não previstas ao trabalho, que têm reflexos directos ou indirectos nos custos das empresas, sendo que, no sector da saúde, este fenómeno tem repercussões negativas na qualidade dos serviços prestados aos utentes.

Para Mallada 11, no seu estudo sobre a gestão do absentismo ao trabalho nas empresas espanholas, o absentismo é toda a ausência de um indivíduo ao seu posto de trabalho, nas horas que correspondem a um dia de trabalho, dentro da jornada legal de trabalho, sendo que as férias e os feriados não são considerados. Para além disso, considera que o absentismo é um fenómeno sociológico, que tem directamente a ver com a atitude do indivíduo e da sociedade perante o trabalho. Tudo o que proporcione uma atitude positiva e adequada, tal como a integração, a satisfação e a motivação, faz com que ocorra um absentismo menor; em contrapartida, tudo aquilo que deteriore a relação do trabalhador com a organização, nomeadamente a estagnação da carreira, tarefas monótonas e repetitivas, baixo salário e falta de reconhecimento, entre outros, leva a um aumento do absentismo.

Uma vez que o combate ao absentismo laboral passa pela sua prevenção, é necessário um conhecimento aprofundado das suas causas e relações. Tendo em conta que o absentismo laboral numa unidade hospitalar pode pôr em causa a qualidade dos serviços prestados e que a população em estudo representava 35 % da totalidade dos funcionários do SNS, mostra-se pertinente o desenvolvimento de estudos sobre o absentismo existente, nestas categorias profissionais (administrativa e auxiliar de acção médica).

A literatura sobre as reacções comportamentais a condições organizacionais adversas tem considerado, essencialmente, dois tipos de resposta por parte dos trabalhadores de uma organização à insatisfação: o turnover e o absentismo. Sobre este último, é de salientar a existência de estudos em que se verificou existir uma relação efectiva entre a satisfação profissional e o absentismo. Com efeito, Locke 12 verificou que existe uma relação negativa e consistente entre a satisfação profissional e o absentismo, tal como noutros estudos mencionados por Robbins 2, bem como as relatadas por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com