Absenteísmo E Presenteísmo Nas Empresas A Saúde Como Fator Estratégico
Trabalho Escolar: Absenteísmo E Presenteísmo Nas Empresas A Saúde Como Fator Estratégico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: davdpszn • 19/10/2013 • 1.408 Palavras (6 Páginas) • 552 Visualizações
SEMINÁRIO
6º Encontro de Absenteísmo e Presenteísmo nas Empresas
A saúde como fator estratégico
4 e 5 de dezembro - Mercure Privilege Hotel – São Paulo
Temos durante os encontros de absenteísmo e presenteísmo realizados pela Dialogia, conversado e escutado os participantes. Dessas conversas, definimos dois focos muito importantes para este 6º Encontro. São eles o problema da gestão do presenteísmo, que diferente do absenteísmo se apresenta de uma forma muito imaterial, e a gestão da saúde como parte estratégica para as empresas que alinhada à processos de Gestão de Pessoas, deve estabelecer programas de prevenção de doenças e promoção de saúde aliados às metas do negócio.
Dia 4 de dezembro – Fórum de Presenteísmo
08h30 Recepção e distribuição de material
I - WORKSHOP DE ABERTURA COM DR. MARCELO DRATCU
Abordagem objetiva com foco em resultados através de atividades teórico-práticas. Estratégias baseadas na Medicina Comportamental, área multidisciplinar de rigor em metodologia científica.
O combate ao Presenteísmo é um grande desafio porque devido à subjetividade da sua manifestação é muito pouco diagnosticado. Espontaneamente apenas uma pequena parcela dos trabalhadores busca auxílio. É muito difícil quantificar as causas e as consequências físicas e emocionais de se estar "mais ou menos" presente e é muito difícil definir ações estratégicas para o seu combate.
Os especialistas PRESENTES neste Fórum vêm tratando e evoluindo seus conhecimentos sobre esse tema há alguns anos e trarão algumas respostas para estas questões.
9h Módulo 1. Contextualização: Por que estar presente no trabalho nem sempre significa produtividade
Histórico e definição: questões humanas e suas transformações relacionadas ao trabalho - a experiência e o conhecimento clínico apoiando a compreensão do ambiente organizacional;
Impacto das doenças psíquicas e a epidemia da depressão no mundo do trabalho;
Carreiras, profissões e tipos de trabalho com maior propensão a problemas psíquicos
Track Record:
Conhecendo alguns números: prejuízos em instituições causados pelo presenteísmo
Relação com Absenteismo: o que é mensurável e o que não é, e porque o presenteísmo é uma ameaça maior do que o absenteísmo
10h00 Coffee Break
10h30 Módulo 2. Diagnóstico: Instrumentos possíveis de mapeamento e identificação do presenteísmo
Diagnóstico
Clínico e organizacional
Saúde psíquica: diferencial entre normalidade e patologia
Diagnóstico das questões comportamentais relacionadas com a saúde, desempenho e produtividade.
Ferramentas diagnósticas e Indicadores: passado e presente
11h30 Módulo 3. Soluções: Alternativas para combater o presenteísmo
Informação: Campanhas de alerta e conscientização para conhecimento do fenômeno por todos os colaboradores
De que forma e como comunicar questões relativas à saúde
Otimização de resultados de programas de prevenção e promoção da saúde
Estratégias comportamentais para melhoria da saúde:
Adesão
Mudança de atitude
Controle eficaz dos agravos crônicos e transmissíveis
Estratégias comportamentais para melhoria do desempenho e produtividade:
Habilidades e Competências
Motivação e Engajamento
Resiliência e Controle do Estresse
Experiências de campanhas com resultados positivos
Coordenador do Workshop: DR. MARCELO DRATCU - SCER Sustentabilidade Humana e Corporativa
Sócio e diretor-técnico da SCER Sustentabilidade Humana e Corporativa, empresa especializada em comportamento, saúde e desempenho organizacionais, autor do livro “Por que não me disseram isso antes !?” (Editora Saraiva) e do programa “Saúde Emocional” (canal FOX Life)
Medico formado pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo, com residência médica em Medicina Preventiva e Social e especialização em Medicina Comportamental. Possui título de especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, pós graduação em Gestão de Sistemas de Saúde pelo Gallilee College (Israel) e extensão acadêmica em Medicina Preventiva e Social pela Universidade de Manitoba (Canada) e em Medicina Comportamental pelo Behavioral International Institute (EUA).
12h30 Almoço
II – PAINEL DE CASES E ESTUDOS DE CASO DE PRESENTEÍSMO
14h Estresse e Presenteismo: Como identificar o universo de fatores estressores numa Organização e como implantar um programa para gerenciá-lo dentro dos limites do que é saudável.
CARINA EDENBURG – terapeuta especializada em “Reconnective Healer Practitioner”, assessora corporativa em aprimoramento pessoal e qualidade de vida e em manejo do estresse na Omint.
14h45 Do diagnóstico à ação: a experiência no combate ao presenteísmo.
PROFA. HELOISA CAMPOS PASCHOALIN - doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora
15h30 Boreout: quando o estresse ocupacional se faz presente(ísmo) - Como identificar e combater as causas da baixa-estima e desmotivação do trabalhador e demais sentimentos que interferem diretamente na sua produtividade: uma metodologia baseada nas neurociências do comportamento aplicadas à gestão do presenteísmo.
PROF.
...