Alcoolismo entre Estudantes Universitários.
Por: Marygermano • 16/9/2016 • Trabalho acadêmico • 932 Palavras (4 Páginas) • 305 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Alcoolismo entre estudantes universitários.
[pic 3]
Londrina
2016
Alcoolismo entre estudantes universitários.
[pic 4]
Londrina
2016
RESUMO
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o álcool é hoje uma das substâncias psicoativas mais utilizadas pela população, sendo amplamente aceito. Tal consumo está associado fortemente aos comportamentos de risco e são padrões de consumo freqüentes entre os universitários, o que merece atenção especial, sobretudo devido às funções que estes deverão exercer à sociedade e ao desenvolvimento do país. O objetivo desse artigo é identificar o uso de bebidas alcoólicas pelos universitários e verificar o ponto de vista de cada um sobre seu próprio consumo. Entre os principais resultados, verifica-se que o álcool é a substância mais utilizada entre estudantes de ensino superior, nota-se que o consumo de bebidas alcoólicas é um comportamento freqüente e repetido entre a maioria dos estudantes.
De maneira geral, a entrada na universidade inaugura um período de maior autonomia e possibilita novas experiências aos jovens; para alguns, constitui-se um momento de maior vulnerabilidade e, portanto, maior suscetibilidade ao uso de substâncias como o álcool.
Palavras-chave: Alcoolismo, estudantes, universitários.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO............................................................................................ | 1 |
2 MÉTODO..................................................................................................... | 2 |
3 RESULTADOS............................................................................................ | 2 |
4 DISCUSSÃO................................................................................................ | 3 |
REFERÊNCIAS............................................................................................... | 4 |
INTRODUÇÃO
O estudo foi realizado a partir de entrevista diretamente com os pesquisados, utilzando questionário de resposta fechada. A partir da coleta observou-se o comportamento, o início do consumodo alcool, a reincidência do pesquisador em consumir e associação do alcool com trânsito.
A pesquisa evidenciou os laços que a bebida tem com o universitário, visto, que esse por ser vulnerável à propagandas e ofertas, faz o uso abuso e outro fator que ficou evidenciado foi o consumo de bebida alcoolica para melhor aceitação entre o grupo de amigos.
Essa pesquisa tem por objetivo analisar os universitários de uma determinada faculdade de Londrina/PR, verificando o indice de e consumo de bebidas alcoolicas, para entender o início do consumo do alcool, dentre outras informações. É importante ressaltar que essa pesquisa visa a possibilidade de comparação dos dados coletados em outras pesquisas sob o mesmo tema
MÉTODO
A pesquisa foi efetuada com estudantes universitários do sexo masculino e feminino com idade entre 18 e 25 anos no campus de uma faculdade particular da cidade de Londrina PR. O material utilizado para a pesquisa foi através de um questionário fechado.
Os estudantes foram abordados dentro da faculdade e convidados a participar de uma pesquisa com o intuito de medir a quantidade de estudantes que efetuam o uso de bebidas alcoólicas, e em qual fase e circunstância de suas vidas deram inicio ao consumo de bebidas alcóolicas, houve uma boa receptividade dos estudantes e prontos em responder ao questionário.
RESULTADOS
Dentre os quarenta entrevistados 13 foram mulheres e os outros 27 homens., onde através de suas respostas fica evidente que a sua grande maioria, cerca de 33 entrevistados iniciaram o consumo de bebidas na adolescência. Podemos através de analise dos dados identificar que esse primeiro contato iniciou adolescência se deu por curiosidade e por influência de amigos e grupos, pois para manter-se no mesmo convivio e não se apresentarem diferentes dos demais, esse adolescentesse habituam ao ao consumo como porta de aceitação entres os amigos. Eles participam de festas, baladas onde o consumo é sempre alto, assim mantendo um bom relacionamento com o grupo e não se sentirem diferentes ou inferiores aos demais.
...