Análise do Filme Alguém Tem que Ceder
Por: Luana Perassolli • 5/4/2016 • Trabalho acadêmico • 680 Palavras (3 Páginas) • 2.114 Visualizações
Análise do filme: “Alguém tem que ceder”
O filme é um romance que acontece entre Harry Sanborn (63 anos) e Erica Barry (50 e poucos anos), numa idade em que se espera que estejam aposentados, casados ou viúvos e sem muita prática de sexo.
No caso de Harry, ele era um solteirão que ainda gostava de sair com mulheres com menos de 30 anos. Uma dessas mulheres é Marin Barry, filha de Erica Barry, que o leva até a casa de praia da família para passar um fim de semana romântico.
Várias coisas acontecem neste fim de semana, Erica estava nesta casa e acaba por conhecer Harry, alguém que a principio não lhe agrada. Harry, sofre um infarto após consumir viagra e é atendido por Julian Mercer, uma jovem médico que se encanta por Erica. Ela fica surpresa por ser alvo da paixão de um homem mais jovem, mas se irrita ao saber que terá que cuidar do enfartado, que não pode viajar e voltar para sua cidade.
A recuperação de Harry dura vários dias, e mesmo hesitando, Erica tem que cuidar do quase desconhecido. Ambos acabam por sentir uma atração e vivem momentos de muita paixão, até que recuperado, Harry volta a sua vida de antes e Erica sofre apaixonada.
Estes quatro personagens serão analisados pelos aspectos esperados para o Jovem Adulto e a Meia Idade, de acordo com os estudos sobre o Desenvolvimento Humano.
Jovem adulto
Não se sabe ao certo em qual idade se inicia a vida adulta, mas ela é marcada por quando o individuo passa a ser responsável por si mesmo, pela sua escolha profissional, o casamento ou constituição familiar, entre outras coisas.
No filme Marin e Julian são considerados Jovens Adultos e a estes em relação ao desenvolvimento cognitivo nesta fase, é característico o pensamento reflexivo, que envolve uma avaliação contínua e ativa das informações e crenças, levando em conta as evidências e implicações; é característico também o pensamento pós-formal, tendo consciência maior dos problemas, destes terem uma causa e solução, além de escolher a melhor solução.
Com relação ao desenvolvimento físico, é possível perceber nos dois personagens jovens, que é característico nesta fase uma maior força física, energia, resistência, são mais perceptíveis e buscam um bom corpo, boa aparência.
Os aspectos psicossociais nesta fase são descritos pelo processo dos jovens adultos saírem da casa dos pais, tornarem financeiramente e emocionalmente independentes. Como é o caso de Julian, que já exerce uma carreira brilhante como médico. E buscam ainda, a constituição familiar, casamento, filhos, etc.
Existem também as questões sexuais nesta fase, como o que passa Marin, namorando todos os homens possíveis, com medo de se machucar. Mas ao final do filme, acaba casada e feliz.
Meia Idade:
Com relação aos aspectos cognitivos, esta fase envolve ganhos e perdas das diversas habilidades e em épocas diferentes. As pessoas de meia idade levam um pouco mais de tempo, do que as mais jovens para processar informações, elas mais que compensam, resolvendo problemas em suas áreas a partir da experiência. A literatura fala ainda, que pessoas criativas entram no ápice de suas realizações de produtividade e criatividade na meia idade, o que podemos comparar ao trabalho que Erica desenvolve ao
...