Análise filme na psicologia
Por: Meire Silva • 24/9/2018 • Trabalho acadêmico • 252 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
Analise II- (cena 46:16)
Uma das cenas mais tocante no filme é quando o psicoterapeuta leva o paciente para um parque, ao chegar ao local Will começa a provocar Sean com diversas perguntas de tons agressivos. O psicoterapeuta começa então a relatar o que pensa sobre o rapaz, fala um pouco sobre o sentido da vida, etc. Levando o paciente a uma auto reflexão. No termino dessa sessão o psicoterapeuta deixa a decisão de continuar o tratamento para Will.
Neste trecho o psicoterapeuta mostra um comportamento inusitado, fugindo do código de ética da psicologia demonstrando de forma pessoal a sua opinião a cerca do paciente. Como profissional é preciso presar pela seriedade, empatia e metodologia para com os atendimentos.
De acordo com Código de ética do Psicólogo Resolução 10/2005:
Um Código de Ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a auto-reflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas conseqüências no exercício profissional. A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.
Não existem experiências como essa relatada por grandes psicólogos.
Referencia:
Conselho Federal de Psicologia. Resolução CFP n° 10/2005. Aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Disponível em: Acesso em: 24 setembro. 2018.
...