ANALISE DO FILME ESPERANÇA E GLÓRIA E A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Pesquisas Acadêmicas: ANALISE DO FILME ESPERANÇA E GLÓRIA E A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dannyele • 26/2/2014 • 760 Palavras (4 Páginas) • 921 Visualizações
ANALISE DO FILME ESPERANÇA E GLÓRIA E A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
A psicologia do desenvolvimento compreende as mudanças a partir de várias questões como habilidades motoras, solução de problemas, percepção de conceitos, aquisição da linguagem, formação de identidade e o entendimento da moral.
Estuda as mudanças comportamentais referentes à idade no decurso da vida, os processos de ensino-aprendizagem, diferenças de gênero e ciclo vital, bem como, descobre os motivos pelos quais as mudanças ocorrem e como ocorrem.
Considera também que o desenvolvimento é um processo onde a pessoa assume um papel atuante em contínua interação com outras nos diversos contextos em que participa.
O desenvolvimento humano é estudado pelos psicólogos a partir da percepção, cognição, relações humanas, linguagem e competências sociais.
A teoria de Jean Piaget é fundamental para que se entenda como e porque o individuo se comporta de determinada forma, em determinada situação de sua vida. Para Piaget desenvolvimento cognitivo do ser humano, possui quatro etapas que são:
Sensório-motora
Etapa do desenvolvimento que vai do nascimento aos dois anos, a criança vai conhecendo o seu corpo, sua experiência cognitiva é através dos sentidos, o que toca, sente, tudo quer por na boca, considera-se que nesta fase a criança não tem pensamento, não faz relação do passado com o futuro, só lhe interessa o agora, o presente.
Pré-operatório
Nesta etapa, que vai dos dois aos sete anos, a criança começa a ter os primeiros pensamentos e desenvolve os símbolos dos gestos e as palavras, entendo os primeiros sentidos das coisas.
Segundo Piaget a criança nesta fase demonstra:
Egocentrismo: ela tem dificuldade de se vê no lugar do outro, seu pensamento é egoísta, só vê as suas necessidades.
Animismo: a criança tem a imaginação de que as coisas tem vida como o reflexo do sol em um vidro do carro e, movimento, que a lua esta caminhando com ele.
Artificialismo: pensam que tudo foi feito pelo homem, não distinguindo do que já está na natureza.
Finalismo: veem proposito em tudo, se as nuvens estão se movendo é porque ela quer chover em outro lugar.
Operatório-concreta
Fase do desenvolvimento que vai dos sete aos doze anos, a criança já consegue pensar mais com o raciocínio do que com as sensações. Sua mente consegue fazer as operações de reversão com 3 + 4 = 7, agora ele também sabe que 7 - 4 = 3; a criança pensa concretamente, mas não tem noções de coisas abstratas.
Operatório-formal
Fase em que a criança consegue pensar logicamente, sem ter necessidade de basear-se em coisas concretas, é o pensamento abstrato.
Jean Piaget também explicou além das etapas do desenvolvimento cognitivo da criança, conceitos sobre este desenvolvimento:
Esquema: conceitos estruturais, mentais, individuais ligados ao sistema nervoso que faz certas pessoas pensar diferente
...