Analise Ética do filme a Caça
Por: carolassimak • 17/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.757 Palavras (12 Páginas) • 1.634 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica
Faculdade de Psicologia
Trabalho Final de Ética
Caroline Assimakopoulos
São Paulo
2014
1. Levante os conflitos e dilemas éticos vividos pelos diferentes personagens do filme e explicite por que são dilemas éticos.
Para compreender os conflitos e dilemas éticos das personagens é preciso, primeiramente, compreender o que é ética. Segundo o que foi aprendido durante o curso de ética não é, como é comumente compreendida, o mesmo que moral. A moral pode ser definida como o conjunto de regras, costumes, leis e tradições de uma sociedade, uma vez que o comportamento considerado moral tem base justamente naquilo que a sociedade costuma realizar, ou seja, o comportamento moral é algo que a sociedade considera como certo. A ética, por outro lado, não é o comportamento certo a ser tomado, nem as leis que regem a coletividade, mas consisti na reflexão acerca das condutas e dilemas apresentados nas relações humanas, tendo como objetivo o bem comum à sociedade.
Em relação aos conflitos éticos apresentados pelas personagens do filme, pode-se perceber que a diretora da escola se depara com vários destes durante a trama. Primeiramente, no momento em que conversa com o professor, dizendo-lhe que um aluno havia relatado que havia sido sexualmente abusado por ele, a diretora se recusa a falar para Lucas o nome da aluna que havia realizado tal denuncia.
Pode-se observar, assim, que esta personagem refletiu sobre as consequências de revelar ao professor a aluna em questão. Imagino que a diretora, sem saber com se Lucas era ou não culpado, resolve proteger a criança de um possível dano que o homem poderia ter infligido neste caso soubesse o que ela tivesse feito e também manteve o sigilo de algo foi lhe dito pela menina. Neste contexto, é importante dizer que mesmo que esta reflexão tenha ocorrido e a diretora tenha preferido manter em segredo a identidade da criança, esta, em um momento de nervosismo acaba dizendo ao professor o nome de Klara, quebrando com sua decisão que pareceu lhe ser mais ética.
Outro momento ético encarado pela diretora foi ligar para a família de Lucas e contar o ocorrido, esta sabia que o professor queria que o filho viesse morar com ele, no entanto, preferiu avisar seus familiares. Imagina-se que neste momento a diretora possa ter refletido sobre o fato de que o filho de Lucas era ainda uma criança, e que seu pai fosse, talvez, uma ameaça para este.
A diretora também decidiu contar aos pais das outras crianças que o professor havia abusado de um dos alunos, sem nem mesmo ter avisado Lucas de que havia sido esta a conclusão que ela chegara, fazendo com que o professor tomasse consciência do que estava ocorrendo por meio de terceiros, no caso seu filho, tal comportamento também demonstra uma questão ética que, em minha opinião e como será explicado no item três, foi uma conduta muito anti-ética da diretora.
Deste modo, os dilemas éticos vivenciados pela diretora se concentram na questão do que fazer quando há uma suspeita de abuso sexual com crianças. Tal conflito mostra-se no filme e também na vida real como uma questão de muita delicadeza, pois não se pode ignorar o que a criança diz ter acontecido, mas deve-se também levar em consideração as consequências para a pessoa acusada, caso esta seja inocente, pois como demonstrado vividamente no filme, estas podem ser bastante trágicas.
Outro personagem que um vive grande dilema ético é Theo, pai de Klara. Este não sabe como agir diante da acusação de que seu melhor amigo abusou de sua filha, assim esta personagem se encontra dividido entre acreditar em sua criança ou em seu melhor amigo. Percebe-se que a decisão de acreditar na filha foi fortemente realizada pela mãe da criança, fazendo com que seu marido também optasse por isto. No entanto, fica claro que Theo encontra-se em constante dúvida durante todo o filme.
Conflito parecido é passado pela namorada de Lucas que primeiramente acredita no namorado, mas que depois se encontra em dúvida, voltando a acreditar neste ao final do filme. Assim, a namorada do professor enfrenta uma questão ética de acreditar ou não em Lucas. Em geral o mesmo conflito mostra-se nas outras pessoas da cidade, muitos destes eram amigos de Lucas, todos precisam refletir se a pessoa que conheciam ou achavam conhecer seria capaz de abusar sexualmente de uma criança. Alguns deles, como o padrinho do filho do professor e a namorada deste, preferem acreditar em sua inocência, enquanto outros, como vários de seus amigos de caça preferiram condená-lo.
Em relação aos conflitos éticos de Lucas, pode-se dizer que deveria ter ocorrido maior reflexão no momento em que Klara e lhe dá um beijo na boca e um coração de brinquedo de presente. Pensar o que realizar frente a tal situação é um conflito ético na medida em que se reflete no que seria melhor para a criança e para a proteção de sua imagem como professor. Nestes casos deve-se pensar se seria melhor, além de conversar com a criança, conversar também com os pais e lhe explicar o ocorrido, assim como com a diretora da escola. Ao fazer isso Lucas também poderia pensar se estas pessoas não poderiam lhe ajudar com tal situação, uma vez que a atitude tomada por ele rejeitar o presente da menina, pedindo que ela o entregasse a alguém de sua idade, a magoou, levando-a inventar a história do abuso.
Outro conflito ético vivenciado pelo professor é deixar ou não seu filho vir morar com ele enquanto toda a situação do abuso se desenrolava em sua vida. Assim, o pai deveria pensar o que seria melhor para Marcus, ficar junto do pai como era seu desejo de ambos, ou ficar com mãe para que ele também não sofresse as consequências da acusação em questão.
O psicólogo que conversou com Klara, caso tomasse uma conduta mais adequada como profissional, também teria passado por um conflito ético, uma vez que teria que refletir acerca do comportamento da criança e, se tivesse tomado o cuidado de conhecer o professor, refletir qual era a conduta de Lucas com as crianças e pensar se o homem poderia ser acusado de abuso sexual contra as crianças.
...