Analise Critica Filme Nell
Trabalho Escolar: Analise Critica Filme Nell. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marianacalory • 14/7/2014 • 834 Palavras (4 Páginas) • 6.919 Visualizações
Analise critica filme Nell
Nell é uma jovem que cresceu numa cabana das Montanhas com a sua mãe. Quando a mãe morre, a sua existência é descoberta. No principio a maioria das pessoas pensa que ela é mentalmente atrasada, mas logo descobrem que ela apenas fala a sua própria linguagem. Um médico local tenta ajudá-la a adaptar-se.
O filme faz-nos pensar acerca das conclusões que fazemos sobre pessoas que não compreendemos. Tendemos a pensar que todos aqueles que não entram nos nossos padrões de normalidade são mentalmente doentes.
No principio, Nell é vista como uma selvagem por falta de sociabilidade. A questão intrigante, que chama a atenção dos outros atores se dá ao fato dela ter desenvolvido uma linguagem própria. E decidem observá-la.
Através desta observação, descobre que a Nell sabia falar o inglês com muita dificuldade e ao decorrer da história, constroem laços de amizade e a personagem começa a acreditar nos atores. Passando assim a enriquecer mais seus conhecimentos e vocabulário.
Nell adquiriu uma linguagem própria, baseada na fala da sua mãe que por sua vez possuía problema grave na fala, devido sequelas após um ataque cardíaco, que veio a resultar numa paralisia facial. Para os Comportamentalistas, a linguagem é um tipo de comportamento operante, porque é baseado em estímulo, resposta e condicionamento.
onde destaca o contexto e o meio em que o indivíduo é inserido.
A abordagem mais humana e menos científica de Jerome surte resultado, derrubando todas as teorias de Paula, ficando claro para a psicóloga que sua paciente não apresentava nenhum tipo de anormalidade, pelo contrário, demonstrava satisfação e exprimia uma humanidade sem igual, mesmo em meio a um estilo de vida completamente diferente do usual, contrapondo-se à grande maioria dos homens e mulheres criados ao conforto da eletricidade e das telecomunicações.
O conhecimento, que permite o desenvolvimento mental, acontece na relação com os outros, é uma troca de mão dupla, no filme é possível observar que não é só Nell quem aprende, mas muito mais o médico e a psicóloga descobrem coisas novas com Nell.
A jovem construiu sua própria cultura, baseada na vivência com sua mãe e irmã, sendo assim, é possível analisar o que faz parte de nossa cultura e o que é realmente inato ao ser humano. Isto foi bastante revelador no filme, já que demonstrou uma possibilidade em o contato com uma cultura diferente, as pessoas passarem a ter uma noção mais coerente de sua própria cultura.
A trama do filme também propõe uma reflexão sobre o homem como ser social, para a configuração ou caracterização humana das pessoas. Não basta para tal a herança genética acumulada em nossos bancos de dados internalizados, passados dos pais para os filhos (o que, a princípio, não descarta a importância dessa informação transmitida que nos diz apenas que ela não é suficiente para que estejamos preparados para enfrentar o mundo em que viveremos).Nell não é anormal, trata-se apenas um ser humano que se afasta enormemente dos nossos padrões de vida.
Cresceu isolada do contato com outros humanos, o seu comportamento é feito da ausência de qualquer contato social, e por isso não tive qualquer tipo de aprendizagem de comportamentos, normas, praticas e valores de uma
...