Analise Do Filme Maus Habitos
Artigo: Analise Do Filme Maus Habitos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2098652 • 4/6/2014 • 818 Palavras (4 Páginas) • 4.495 Visualizações
FILME: MAUS HÁBITOS
O filme Maus Hábitos relata a historia de mulheres totalmente diferentes, mas em comum a angustia de viver com o transtorno alimentar dentro de seus laços familiares, sendo estabelecido pela fé e a vaidade.
Matilde uma jovem freira, que vem de uma família religiosa, acredita que através da fé pode ajudar as pessoas a superar suas dificuldades, isso e marcado no filme em um jantar familiar, seu tio se engasga com uma espinha de peixe, ao ver isso ela para de comer e começa a rezar, pedindo a Deus que o salve, ao vê-lo salvo, ela começa a crer que através de suas orações ela pode conseguir mover montanhas para poder ajudar a quem necessita.
Depois de formada, Matilde desiste de sua carreira e vai em busca do seu sonho, a de pertencer a um convento, aqui ela começa a se dedicar a sua vocação, utiliza-se de sacrifícios para obter a salvação, sacrifícios que eram muitos utilizados pelas igrejas católicas antigamente, que e o jejum, ao qual fica evidente que através do controle da comida se tem uma grande salvação, isso é demostrado no filme quando Matilde presencia as dificuldades financeira que o convento passa e também sobre a chuva que não para de cair sobre a cidade, ao qual ela acreditava que se a chuva não parasse poderia inundar toda a cidade.
O que podemos observar em Matilde, como em outras meninas que sofrem de transtornos alimentares é que elas são super dedicadas, estudiosas e tem uma grande preocupação de corresponder às vontades dos pais e de outras pessoas, tornando-se dependente dessa estrutura e não tendo uma posição de controle sobre suas próprias vidas.
A doença de Matilde fica evidente quando ela tem vontade de comer, mas se sente culpada, isso pode ser observado quando ela procura a sobras de comida no lixo ou quando ela come a maça, demostrando ao mesmo tempo prazer e culpa ao saborear esta fruta, chega a jogar a maça no chão e começa a chorar por se sentir tão fraca a essa tentação.
Ao estar muito fraca Matilde e internada, aqui fica evidente que ela sofre de transtornos alimentares, correndo riscos de ate perder sua vida, pois ela utilizava do seu corpo para poder mudar a situações do mundo externo.
A outra personagem que passa por esse transtorno e Elena uma mulher magra e bela, casada e que tem uma filha chamada Linda. Ela já se preocupava com o seu corpo, após ter ganhado Linda ela passa a aumentar essa preocupação pelo seu peso, ao qual também passa a se preocupar exageradamente com a alimentação e peso de sua filha, buscando assim métodos inadequados para tentar fazer a Linda emagrecer ate a sua comunhão.
Para Elena ser magro é como ser uma pessoa vitoriosa e feliz, e ser gordo é garantia de fracasso e humilhação, todas essas atitudes ela passava a sua filha, que se sentia totalmente entristecida com as opiniões de sua mãe. As pessoas que sofrem de transtorno alimentar principalmente a anorexia utiliza o corpo como autoestima, quanto “mais magra, mais bela e especial eu sou”, ou seja, a obsessão de ter um corpo perfeito faz com que Elena se afaste do marido e de suas tarefas diárias, tornando assim a vida da filha um martírio. Elena se restringe apenas ao seu corpo, aumenta sua carga diária de exercícios e diminui cada vez mais sua alimentação, e através dessas restrições faz com que Linda sofra também, deixando
...