Analise caso institucional
Por: marianathurner • 15/5/2016 • Resenha • 616 Palavras (3 Páginas) • 411 Visualizações
Análise Caso Clínico
Nome: Márcia Soares
Idade: 33 anos
Instituição: Provol – Ramo de Aviação.
Permanência na organização: 03 anos
Cargo: Coordenadora de RH
- O que é o recrutamento?
É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização.
A partir desse relato é possível perceber que quando a entrevistada nos fala sobre recrutamento, deseja se referir ao processo de busca por mão-de-obra para abastecer o quadro de funcionários de determinada empresa, tendo ela como a administradora do RH tem por função buscar pessoas que sejam qualificadas profissionalmente para preencher determinada vaga, o que necessita de certa criatividade por parte da mesma pois tem de criar uma descrição detalhada do cargo em relação a pré-requisitos e competências necessárias.
- Como se dá a pratica do recrutamento?
Na empresa em que eu trabalhava, empresa de médio porte- , existia um banco de currículos digital e os candidatos levavam os currículos pessoalmente. Não era necessário divulgar a maioria das vagas. Quando a vaga exigia muita qualificação a divulgação era feita na própria empresa, como recrutamento interno, ou eram solicitadas indicações dos empregados. Havia um profissional responsável por inserir todos os currículos nesse banco. Era possível classificar e filtrar as informações dos candidatos de acordo com o cargo para o qual faríamos o processo seletivo. Após escolhidos os currículos, um profissional fazia contato telefônico com o candidato para agendar uma entrevista (individual ou coletiva), dando início ao processo de seleção.
É possível inferir que o recrutamento era feito de forma interna, onde os funcionários que trabalham dentro da organização, como um meio de promoção dos mesmos ou por transferência para cargos e atividades mais complexas e motivadoras, oferece também uma carreira de oportunidades ao funcionário. O que principalmente é motivador e competitivo, pois devido à possibilidade de mudança, os funcionários interessados são estimulados a aperfeiçoarem suas técnicas e a se dedicarem mais a organização com o intuito de preencherem a vaga, portanto o recrutamento interno funciona sob a oferta de promoções para cargos mais elevados, mais complexos, mas dentro da mesma área de atuação ou para transferência a cargos do mesmo nível, mas que envolvem outras habilidades e conhecimentos da pessoa e que estejam situadas em outra área de atividade.
Diferentemente das duas outras formas de recrutamento, que são o recrutamento externo ocorre com a busca de candidatos externos a empresa, o que ocorre também como uma busca de atitudes e novas ideias para a organização, através da análise do Curriculum Vitae(CV), anúncios em jornais e revistas, agências especializadas em recrutamento, contratos com escolas/universidades, cartazes ou anúncios, indicação de funcionários internos e banco de dados de candidatos da própria empresa, e o recrutamento misto, onde as vagas são divididas pelos candidatos internos e externos, passando a ter as mesmas oportunidades sendo que a avaliação dos candidatos é feita de maneira externa à organização para que não haja ou sofra influências.
...