Analise do Filme Fragmentado
Por: pretinhax • 14/4/2019 • Resenha • 778 Palavras (4 Páginas) • 1.000 Visualizações
Psicoterapia de Orientação Psicanalítica
Análise do filme “Fragmentado”
O Filme , Fragmentado, conta a história de Kevin, um jovem portador de Transtorno Dissociativo de Identidade ,que possui 24 personalidades, que surgiram após os traumas que ele sofreu nas mãos da mãe durante a infância, e tem o objetivo de ajudá-lo a suportar os traumas sofridos. Segundo Melanie Klein as crianças, incitadas pela ansiedade, constantemente tentam dividir seus objetos e seus sentimentos, e tentam reter sentimentos bons e introjetar sentimentos bons, ao passo que expelem objetos maus e projetam sentimentos maus. . Kelvin tenta criar uma nova realidade para escapar do sofrimento, mas acaba perdendo o contato com a realidade do mundo onde vive.
Melanie Klein diz existem dois momentos responsáveis pela constituição da psique, são chamados por ela de posições.
A primeira é a posição Esquizo-paranóide onde o bebê não faz distinção entre o que é ela e o outro,não tem imagem corporal definida e é onde predomina a punção de destruição, a punção de destruição do objeto surge como forma de se defender dele, acontece uma relação de fusão onde o bebê sente que ele e a mãe são um mesmo ser.
A segunda é a posição Depressiva, que ocorre por volta dos seis meses quando o bebê começa a se separar da mãe, reconhece o próprio corpo formando imagem corporal e formando o ego, onde se inicia o Complexo de Édipo, onde ocorre a castração e a criança começa a perceber que sei bom e seio mau fazem parte da mesma mãe. A criança passa a ver a mãe de forma integral e a si da mesma forma, e começa a vivenciar a noção de perda e gera a angústia de castração, por isso o nome de posição depressiva, então a criança passa a fazer luto e começa a superar, mas se a criança não consegue entrar e elaborar a posição depressiva e fica na esquizo-paranóide pode desenvolver uma psicose.
Para Melanie é no final do complexo de Édipo que ocorre a formação total do ego e diferente de Freud para ela isso acontece por volta dos 2 anos. No filme vemos que foi mais ou menos neste período que cada uma das personalidades surgem na vida de Kevin com o objetivo de protegê-lo de todo sofrimento causado pela mãe, são partes de um Ego fragmentado que nunca conseguiu se unificar.
Uma das personalidades é Hedwig, um garoto de mais ou menos nove anos assustado e que furta objetos das outras identidades para poder brincar,outras personalidades de Kevin que aparecem no filme são ,Dennis e a Patrícia, e apesar de ter medo deles ,Hedwing confia neles e os obedece como se eles fossem o pai e a mãe que o protege das ameaças externas. O ego de Kevin criou esta fantasia com o objetivo de se proteger e dar a ele aquilo que ele não tinha, a proteção materna.
Essa fantasia criada por Kevin , segundo Melanie, não é apenas uma fuga da realidade, e sim um acompanhamento de experiências reais em constante interação com o ambiente, é um recurso interno para dar conta de realidade.
Outra personalidade de Kevin que aparece chama-se Dennis, ele é compulsivo por limpeza e organização, extremamente meticuloso, inteligente e forte, tem fantasias com garotas, é ele que tem o controle sobre o grupo, ao lado de Patrícia que, por sua vez, é uma dama requintada ,elegante e também meticulosa como ele,os dois são trazidos de volta para protegerem as demais personalidades das ameaçadoras garotas “impuras” que foram sequestradas por ele , podemos ver aqui a representação dos conceitos de Voracidade, Inveja e Ciúmes criados por Melanie.
...