Analise dos graficos de behaviorismo
Por: DrezzaLeandro • 27/5/2015 • Relatório de pesquisa • 975 Palavras (4 Páginas) • 1.674 Visualizações
O gráfico I demonstra na forma de frequência acumulada os resultados observados no experimento de modelagem de comportamento operante, neste caso comportamento de pressionar a barra. Este gráfico demonstra o tempo percorrido entre o começo do experimento (momento no qual os experimentadores reforçaram outros comportamentos determinadas vezes [em torno de cinco] até que fosse emitido pelo sujeito experimental um novo comportamento mais próximo do pressionar a barra, que era comportamento desejado. Nesse percurso foram reforçados comportamentos como: olhar em direção a barra, levantar a pata em direção a barra, colocar a pata na barra...) até o minuto vinte cinco, no qual o sujeito experimental apresentou pela primeira vez o comportamento operante desejado sendo a partir daí reforçado apenas quando emitisse o mesmo. Este experimento durou 50 minutos e neste tempo o sujeito experimental emitiu o comportamento modelado sessenta e quatro vezes, computando uma média de 1,28 pressões por minuto. Portanto o experimento foi concluído.
O gráfico II demonstra os resultados obtidos no segundo dia de experimento, o primeiro no qual o procedimento realizado foi o de reforçamento, na forma de frequência acumulada. Nele podemos observar o melhor começo, 12 pressões no primeiro minuto, entretanto houve sucessivos problemas no equipamento do laboratório, a caixa de Skinner reproduzia um barulho devido ao acionamento automático do botão de alerta sonoro. O problema começou no primeiro minuto, entretanto não aparentou ter interferido no experimento, voltou a se repetir no quinto minuto, atrapalhando o registro por parte dos experimentadores no final deste minuto e durante o minuto seguinte, o problema voltou a aparecer no minuto dez persistindo até o minuto doze, mais uma vez atrapalhando o registro, entretanto desta vez interrompendo a ação do sujeito experimental também, mostrando de forma perceptível uma diminuição na sua emissão de comportamentos, no minuto dezoito o problema volta a aparecer persistindo até o minuto vinte e um (neste momento foi feita a troca do adaptador da tomada). Após a interferência dos experimentadores e do professor na caixa o sujeito experimental permaneceu praticamente imóvel, permanecendo desta forma até o minuto trinta e três, do minuto trinta e quatro até o minuto trinta e nove houve uma pequena retomada do comportamento que estava a ser reforçado. Este experimento teve duração total de 50 minutos, neste tempo foram registrados cento e quarenta e sete pressões de barra computando uma média de 2,94 pressões por minuto.
O gráfico III demonstra os resultados obtidos no terceiro dia, o segundo do procedimento de reforçamento, na forma de frequência acumulada. Este gráfico demonstra um começo de experimento que seguia a media dos anteriores, entretanto as respostas logo cessaram como recorrência dos problemas técnicos. Ao final do quarto minuto a caixa voltou a acionar o alerta sonoro automaticamente sem aparentes prejuízos, no quinto minuto, entretanto o alerta ficou continuo e foi necessário mover o sujeito experimental para outra caixa em outra sala, a caixa para qual foi movido foi uma caixa de modelo mais antigo, consideravelmente diferente da que havia sido usado até então. A partir de então o sujeito não mais realizou o comportamento operante que estava a ser reforçado nesse dia. Neste experimento o sujeito experimental apresentou o comportamento operante que estava sendo reforçado trinta e quatro vezes, computando no final 0,68 pressões de barra por minuto. Sendo que o experimento teve duração de trinta minutos.
O gráfico IV, demonstra os resultados obtidos no quarto experimento, neste experimento foi realizado o procedimento de extinção de comportamento operante. Pode-se notar pelo gráfico que nos
...