Aprendizagem e memória: experiência.
Por: Venuss • 1/5/2015 • Relatório de pesquisa • 880 Palavras (4 Páginas) • 1.518 Visualizações
Resumo:
Experiência realizada com um cão adulto, de aproximadamente uns 8 anos. O experimento ocorreu no local onde o cão costuma ficar, no quintal da sua casa. Um ambiente onde ele está acostumado. Usando a técnica de observação sistemática, com o intuito de observar o comportamento do cão a uma atividade negativa. E como ele reagirá com essa mesma ação sendo repetida várias vezes.
Palavras-chave:
Métodos de observação; Observação sistemática; Aprendizagem; Aquisição; Extinção.
Introdução
O ato de observar todos nós temos, pois a curiosidade é algo natural do ser humano. Muitos observam o que querem perceber, por isso muitos cientistas usam aparelhos complexos, para que certos erros de percepção sejam prevenidos no ato da observação, mesmo assim estamos sujeitos a interpretar as observações conforme nossas percepções.
A observação como método de pesquisa, se difere da mesma observação casual do mundo. A observação naturalística é prolongada cuidadosa e discreta que pode gerar resultados, ou somente confirmar estereótipos já existentes. Para esse tipo de observação são necessários dois observadores independentes, que verifiquem ocorrências e frequências de comportamento, manifesto em situações especificas e, chegam a alguma conclusão condizente com a observação. Estes relatam como ocorre certo comportamento, mas não explicam porque o comportamento foi manifesto. No entanto desta observação sistemática podemos obter dados que possam ser levados a uma pesquisa científica, que é mais rígida e controlada.
1.1 Modos de Observação sistemática:
Observação sistemática refere-se a observação cuidadosa de um ou mais comportamentos específicos num ambiente particular. Essa abordagem de pesquisa é muito menos global do que a pesquisa de observação naturalística.
É seletiva, o pesquisador só está interessado em alguns poucos comportamentos específicos, as observações são quantificáveis e o pesquisador frequentemente tem hipóteses prévias sobre os comportamentos.
1.2 Objeto
Observar o comportamento de um animal , diante de uma atividade negativa.
1.3 Objetivos da pesquisa:
Observação do comportamento
Justificativa
Obtenção de grau parcial para a disciplina de Aprendizagem e memória
2 Sujeito:
Cão adulto de 8 anos
2.1 Instrumentos de Pesquisa
Observação sistemática
2.2 Procedimento
Observação realizada no local onde o cão costuma ficar, no quintal da sua casa.
2.3 Resultado e discussão
(11h48) O cão está deitado de lado. Após ouvir o barulho, suas orelhas levantam e ela dá um salto, se levantando rapidamente e ao mesmo tempo olhando para os lados. Direita, esquerda, frente e novamente para a esquerda, onde a fonte do barulho (observador com os objetos usados para a experiência (colher e panela)) estava.
(13h06) O cão está deitado, olhando para frente. Ao ouvir o barulho ele se levanta e olha para o lado direito e em seguida para a esquerda, diretamente para a fonte do barulho com as orelhas em pé
...