As Ações Sociais de Weber
Por: sandypizolli • 2/5/2021 • Trabalho acadêmico • 520 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
Ações Sociais
Max Weber cria o termo Ações Sociais, com a finalidade de tentar explicar a construção do ser humano na sociedade em que nos inserimos. Weber afirma que nossas ações seria o que nos definem como indivíduo, pois somos o que realizamos. Também afirma que realizamos determinada ação, por algum tipo de motivação, e que essa ação é vinculada à uma coletividade, ou seja, a ação social é quando leva em consideração outro ser humano. Por isso, desenvolveu 4 conceitos de ações sociais, que são:
Ação Tradicional – que é quando nós realizamos algo tradicionalmente enraizado em nossa cultura, por exemplo, comprar um anel para assim fazer um pedido de noivado; a Lua de Mel, que seria o pós casamento, ou mesmo o hábito de a noiva usar branco em seu casamento (antigamente usava-se branco apenas moças virgens, atualmente não há essa preocupação, usa-se branco por ser tradicional).
Ação Afetiva – é quando nossos atos estão ligados às emoções, sentimentos, sejam eles amor, felicidade, ódio ou tristeza. Um exemplo dessa ação seria um pedido de noivado, a pessoa pede a outra em noivado porque ama sua parceira, e faz isso com o intuito de selar aquele relacionamento de amor. Outra situação seria o divórcio, ocorre a separação, por exemplo, porquê uma ou ambas as partes já não se sentem mais ligadas, e os sentimentos que às uniam, já não existem mais.
Ação Racional em relação a valores – é quando realizamos ações voltadas aos nossos valores morais, nossos princípios e crenças. O valor moral é algo que vamos construindo conforme vamos crescendo, geralmente nossa principal influência são nossos pais. A ação social por valores é quando realizamos um ato que acreditamos e que defendemos, por exemplo, eu defendo o teste de produtos em animais, automaticamente, meu ato é não utilizar nenhuma marca de produto que realiza teste em animais.
Ação Racional em relação à fins – é quando realizamos algo com um objetivo específico, ou seja, vou realizar tal ação porque assim terei algo em troca. Por exemplo, vou estudar, pagar um curso, passar noites em claro, deixar de sair com meus amigos, vou me privar de coisas que eu gosto, porque meu objetivo é me preparar para o Enem e entrar na faculdade que é meu sonho.
(Obs. Pessoal: Eu diria que a ação social em relação à fins, pode ser inteiramente individual em algumas situações.)
E finalizando a ideia do conteúdo, vale ressaltar que, o que é tradição e valor moral pra uns, pode não ser para outros, ou pode ser que algo que já foi tradição para uns, com o tempo pode deixar de ser. Estava pensando isso sobre as tradições de povos católicos, antigamente, na época dos meus avós, era tradição e valores que os noivos casassem virgens, e caso contrário seria um escândalo, atualmente em nossa sociedade católica, já não existe essa preocupação pelos membros da igreja de fato, pois o sexo antes do casamento digamos que é normalizado na atual sociedade, e também não existe mais a tradição que citei acima, sobre vestido branco significar a pureza da noiva.
...