Tipos de Ações Sociais Como Visto por Max Weber
Por: ihor • 7/11/2022 • Trabalho acadêmico • 655 Palavras (3 Páginas) • 127 Visualizações
Tipos de Ações Sociais como visto por Max Weber
Vida e morte de Max Weber
Maximilian Karl Emil Weber, nascido em 21 de Abril 1864 na Alemanha, importante sociólogo, economista e escritor, entre seus livros destacam-se: “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” e “Economia e Sociedade”. Dedicou-se academicamente durante toda sua vida, retratando sobre as religiões chinesas, o espírito do capitalismo, entre outros.
Weber veio de uma família rica, sendo seu pai um jurista e político. Recebeu uma educação rígida da religião protestante, que despertou seu gosto pelo estudo e pelo trabalho. Em 1882, ingressou no curso de direito da universidade de Heidelberg, onde se aprofundou em economia e teologia, além de concluir seu doutorado em direito na universidade de Berlim, em 1889, e nomeado professor na universidade de Freiburg, em 1893.
Os anos de Weber como estudante universitário foram pontuados por vários períodos de serviço militar, o mais longo dos quais durou um ano e começou em 1883. Após seus primeiros anos na universidade, durante os quais passou muito tempo "bebendo cerveja e esgrimindo", Weber ficava cada vez mais ao lado de sua mãe em discussões familiares e se distanciava de seu pai.
Aos 56 anos de idade, Weber vem a falecer por conta de uma pneumonia severa. Até então, havia publicado apenas três livros. Após a sua morte sua esposa e prima, Marianne Schnitger, foi responsável pela publicação de três outras obras.
A visão das ações sociais para Weber
Sendo sociólogo, sua função é compreender o sentido das ações sociais e para tanto deve-se encontrar as ligações causais que determinam-as, a ação social vai além da replicação ou imitação que pode ser exercida por seres humanos. A sociologia é infinita, e para analisá-la são necessários ideais, que na realidade não existem, mas que guiam a análise.
Segundo a teoria, os humanos moldam suas ações baseando-se nos contextos sociais e como elas afetam o comportamento alheio. A ação social serve de explicação para atitudes, efeitos, consequências e como esses podem influenciar os hábitos de outros, tornando-se um movimento social onde não seria mais considerado uma prática isolada mas sim parte de um todo.
Por exemplo, uma empresa organiza atividades para cada indivíduo e atribui um
papel diferente a cada funcionário, mas cada ação realizada pelos funcionários está conectada entre si para manter a organização. As responsabilidades e regras que os operários assumem ajudam a organizar a ação social e esses indivíduos interagem entre si na organização para entregar os resultados que a hierarquia organizacional deseja. A teoria pode ser resumida pela frase: as ações dos outros desenvolvem o próprio comportamento.
Quais são as Ações Sociais?
Os ideais servem como modelo e a partir deles pode ser resumida quatro ações fundamentais, que são:
1- Ação Social Racional com Relação a fins- é uma ação pensada racionalmente com o intuito de atingir um objetivo, ou seja, é a melhor escolha
...