As Bases Epistemológicas da Psicanálise
Por: Filipinas • 4/5/2023 • Trabalho acadêmico • 301 Palavras (2 Páginas) • 62 Visualizações
o superou o atomicismo e o mecanicismo, resgatou as noções de valor e significado. Contudo,
Matriz Funcionalista e Organicista
Estas matrizes exerceram e exercem sobre o pensamento psicológico uma influência muito mais poderosa que a atomicista e mecanista. Elas se caracterizam por uma noção de casualidade funcional que recupera dando credibilidade científica, a velha noção de causa de Aristóteles. Os fatos vitais, possivelmente, precisam ser em termos de funcionalidade, dos seus "propósitos" objetivos (são fenômenos que desenvolveram e mantêm na interação com a suas consequências.
Eles também são fenômenos que incorporam seus efeitos nas suas próprias definições. Existe uma sobredeterminação de cada fenômeno e são elas:
A funcionalidade de cada órgão, de um mecanismo, de um processo fisiológico, de um corporamento e etc.. se remetem necessariamente a tudo do que se faz parte e se define no contexto da adaptação, da sobrevivência e da reprodução, que se observa o significado de cada fenômeno. A análise obedecerá, então, às regras diferentes daquelas que emanam do atomicismo.
Outra característica dessa matriz é que, ela nasceu junto com a biologia, ela teve a atenção dispensada aos processos temporais. Os seres vivos têm uma história: uma história óbvia e visível, a do desenvolvimento, e outra, que se opõe como uma exigência de inteligibilidade científica. A matriz Funcionalista e Organicista vêm sempre conservando seu esquema funcional da explicação, e elas se dividem em duas submatrizes: a ambielista e a nativista.
O funcionalismo Organicista, ao superar o atomicismo e o mecanicismo, resgatou as noções de valor e significado. Estes conceitos se aplicam somente às realidades dotadas da estrutura e intenção. O conflito caracteriza uma disfunção patológica, esta concepção que provavelmente é verdadeira para a biologia, traz para a psicologia uma consequência inevitável. A dimensão ética do comportamento humano, tende a transformar - se, sob a ótica Funcionalista, em uma técnica de sobrevivência.
...