As Principais objetivos dos serviços de saúde
Por: Samara Fernandes • 1/6/2018 • Resenha • 602 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
Unidade 4
- Principais objetivos dos serviços de saúde:
1. Otimizar a saúde da população utilizando os mais avançados níveis de conhecimento sobre a causa das enfermidades, manejo das doenças e maximização da saúde;
2. Minimizar as disparidades entre subgrupos populacionais, de modo que determinados grupos não estejam em desvantagem sistemática em relação ao acesso a serviços de saúde e ao alcance de um ótimo nível de saúde, ou seja, deve-se buscar promover a equidade em saúde.
- Indicadores de saúde: indica o índice crítico capaz de orientar a tomada de decisão em prol de evidencias ou providencias. Cujo os principais indicadores de saúde são:
- Indicadores demográficos: População total; Taxa bruta de natalidade; Mortalidade proporcional por idade; Esperança de vida ao nascer; Grau de urbanização.
- Indicadores socioeconômicos: Taxa de analfabetismo; Níveis de escolaridade; Produto interno bruto per capita; Proporção de pobres; Taxa de desemprego. Taxa de trabalho infantil.
- Indicadores de mortalidade: Taxa de mortalidade infantil; Razão de mortalidade materna. Mortalidade proporcional por causa ou grupo de causas; Mortalidade proporcionar por causa mal definida; Taxa de mortalidade especifica; por causa ou grupo de causas
- Indicadores de morbidade e fatores de risco: incidência de doenças transmissíveis. Taxa de prevalência de doenças; ; taxa de incidência de doenças; proporção de internação hospitalar; proporção de nascidos vivos por idade materna ; nascidos vivos de baixo peso ao nascer
- Indicadores de recursos: número de profissionais da saúde por habitante; número de leitos hospitalares por habitante; gasto público com saúde como proporção do PIBA, gasto publico com saúde per capita
- O desenvolvimento da Estratégia Saúde da Família (ESF) alcançou significativos êxitos e notável repercussão social na população brasileira, considerados os seguintes aspectos: a. acesso aos serviços de atenção básica à saúde; b. expansão e cobertura populacional em todo território nacional; c. oportunidades de ingresso no mundo do trabalho do SUS para profissionais da área da saúde.
- O desenvolvimento de uma política para as urgências e emergências permitiu a melhor estruturação da rede de serviços, evitando que problemas graves cheguem às Unidades Básicas de Saúde que não são preparadas para essa finalidade.
- Dessa forma foi criado e implantado, no ano de 2003, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);
- A construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) subsidia e reforça as ações do SAMU
- Destacamos quatro momentos importantes na História do SUS para mostrar esses desafios:
- O primeiro momento ocorreu quando o SUS completou 12 anos de criação, em 2002;
Desafios como a construção da noção de equidade; Adequação da Oferta de Serviços de Saúde ao Perfil das Necessidades e Prioridades da População; Implementação do Caráter de Porta de Entrada dos Serviços de Atenção Básica à Saúde.
- O segundo aconteceu em 2005, ao completar 15 anos;
Recursos financeiros insuficientes e gastos irracionais; • Pouca participação dos Estados no financiamento; • Deficiência quali-quantitativa dos recursos humanos; • Precarização das relações de trabalho; • Baixa resolutividade e limitações no acesso aos serviços (filas).
- O terceiro em 2010, ao completar 20 anos;
Regulamentar os recursos da saúde para garantir o subfinanciamento do setor; • Promover maior participação e controle social e fiscalização dos recursos públicos; • Fazer com que as políticas públicas atuem integradas e com enfoque de promoção da saúde nas áreas de seguridade, educação, trabalho, habitação, transporte, dentre outras; • Valorizar os trabalhadores e criar uma carreira de saúde; • Reduzir a violência e os acidentes de trânsito e ampliar os serviços de atendimento de urgência e emergência;
...