As Teorias e Técnicas Psicoterápicas Terapia Cognitivo Comportamental
Por: Pattrícia Pieroni • 23/6/2022 • Seminário • 5.546 Palavras (23 Páginas) • 151 Visualizações
UNIPAM – Centro Universitário de Patos de Minas
Curso/Período: Psicologia – 7º período
Disciplina: Teorias e Técnicas Psicoterápicas III - Terapia Cognitivo Comportamental
Docente: Gledson Regis Lobato
Discente: Jaina da Silva Conrado e Lima e Patricia Pierroni Paim
A conceitualização é a etapa entre o processo de recepção do paciente e sua escuta inicial e a aplicação do plano de tratamento. Portanto, etapa fundamental para uma abordagem psicoterápica objetiva e eficiente. Ela é considerada tanto parte integrante do planejamento da terapia quanto uma técnica psicoterápica (Padesky, 1995; Beck, 1997, 2007). Isso porque, além de funcionar como uma espécie de bússola para o terapeuta, também é utilizada como recurso de psicoeducação do paciente sobre o processo psicoterapêutico da TCC e sobre as suas dificuldades pessoais e/ou psicopatologia.
AP., 29 anos, união estável, fisioterapeuta, trabalha em um posto de saúde de Presidente Olegário e atende particular filha mais velha tem mais três irmãos. Vive com o namorido na casa que é dos avós. O pai é Técnico em informática e a mãe é falecida, está na segunda madrasta. Tem boa relação com o pai hoje em dia, mas já foi bem revoltado com ele até escreveu sobre isso. Ficou feliz por o próximo irmão ser menino, pois vai continuar sendo a menininha do papai. Sempre foi muito responsável e decidido o que dificulta sua relação com o namorido, pois não dá espaço pra ser vulnerável, cuidada.
Quem procurou o atendimento foi ela mesma, na época era por causa da perda dos avós tão perto uma da outra e das crises de ansiedade.
A.P. desde a primeira sessão mostrou aberta e disposta a fazer os planos de ação, nas primeiras sessões foi difícil estabelecer o foco, pois tinha a necessidade de falar, mas depois foi mais tranquilo e fluiu maravilhosamente.
A paciente demonstrava bom cuidado pessoal, mas não demonstrava nenhuma vaidade.
No inicio do tratamento, avaliou-se a paciente em termos orgânicos, psicológicos e sociais. Demonstrando boa saúde física, psicologicamente o que estava atrapalhando era a ansiedade, pois não desfrutava o presente e queria ter o controle de tudo, apesar de não ter apego tem boas relações sociais com a família, amigos, trabalho, pacientes.
1. Dados de Identificação do Paciente
a) Nome do Paciente: A.P.
b) Idade: 29 anos
c) Escolaridade: Ensino superior
d) Profissão e Ocupação: fisioterapeuta
e) Estado civil e com quem reside: união estável, com o namorido.
f) Religião: Católica, mas aberta a todas.
g) Genetograma
h) Outros profissionais que atendem o paciente (motivo) cardiologista por causa das crises de ansiedade
i)Tratamentos psicoterápicos anteriores foi uma vez
2. Uso de Medicações
a) Uso de entorpecentes atuais – bebe, já ate passou mal por causa da bebida.
b) Medicações psiquiátricas atuais (com dose) nenhuma
c) Medicações naco psiquiátricas atuais: nenhuma
d) Todas as três classes acima, anteriormente utilizadas. -
3. Motivo da Busca do Atendimento; demandas da vida e ansiedade perdeu os avos muito perto um do outro que eram com quem morava e pelas crises de ansiedade que a faz coçar.
4. Forma de Encaminhamento ela mesma procurou o atendimento por causa da pandemia
5. Informações Históricas Relevantes
a) História familiar: a mãe faleceu quando tinha dois anos e meio, ficou pouco tempo morando com o pai e a avó paterna, o pai casou de novo quando tinha 4 anos, ficou morando com a avó paterna e indo os finais de semana pra casa dos avós maternos e não queria voltar pois com a avó materna fazia o que queria, ganhava presentes diferentes dos outros netos. A avó paterna faleceu e ficou morando com as tias paternas e indo pra casa dos avós maternos nos finais de semana, a tia engravidou e foi cuidar da sua vida, ela foi ficar com o pai, mas só ficou uma semana e foi morar com os avós maternos por ficar mais perto da escola. O pai casou de novo e teve um filho, ela tinha 8 anos. Sempre ia brincar com o irmão, mas não era bem tratada pela madrasta, não podia pegar nada na geladeira, a madrasta foi trabalhar em Brasília o que acabou ocasionando o fim do casamento e o afastamento com o irmão, pra ela foi um tempo bom, pois levou o pai a aproximar dela o que inclusive achou bom, pois eles saiam pra passear nas férias sem ela saber. Foi atropelada de bicicleta, mas não contou pra ninguém. Reagiu a um assalto onde levou um murro, mas derrubou o assaltante da bicicleta, gritou e alguém foi atrás do outro e recuperou o telefone. Sempre quis resolver tudo e poupar os outros Fatos marcantes da infância e da adolescência; morte da mãe, da avó paterna. Possíveis traumas: como ficou com varias pessoas teve dificuldade de estabelecer vínculos, era sempre desconfiada, e sempre teve que se virar sozinha. Os avós maternos morreram os dois muito próximos um do outro e ela ficou na casa com o namorido por causa da covid e esta lá ate hoje, agora compraram uma casa vai reformar e mudar. O pai casou de novo, tem mais um filho de dois anos e agora vai ter outro, ficou feliz porque é só ela de menina. Tem gato e cachorro e costuma passear com eles, inclusive a cachorra já tem mais de 10 anos e agora que vai pra uma casa com quintal já esta pensando em outro de porte grande. Pretende ter filhos mais pra frente.
b) História escolar: sempre teve ótimo desempenho acadêmico, desde o primário até o ensino médio. Foi tranquila, apesar de ser introvertida, sempre gostou de escrever; nunca foi de ter muitas amizades; sempre foi boa aluna, gostava de um menino na escola fez ate poesia pra ele, tentou esconder quando ficou menstruada, mas a tia foi na escola levar o absorvente.
c) História social: amizades; nunca teve muitos amigos, o envolvimento sempre foi com os familiares, ir à igreja com os avós, comer fora, trabalhar, tem alguns amigos que acampam juntos e andam de moto, vão a show.A.P. relata ter dito dois namorados, inclusive quando terminou com o outro queria mudar pra Bahia, depois conheceu o atual com quem esta a cinco anos . Seus interesses são leitura e escrita inclusive escreveu sobre o seu self como se vê e sobre um buraco que questionamos, gosta de assistir filmes e series em casa ou no cinema. Gosta muito de comer.Pratica meditação.
...