TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas de Apercepção para Idosos

Por:   •  28/3/2021  •  Resenha  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 3

 SAT – Técnicas de Apercepção para Idosos

O SAT é um instrumento utilizado para avaliar e investigar problemas decorrentes e específicos do envelhecimento, foi elaborado pelos mesmos criados do CAT. É uma ferramenta que se apossa da técnica projetiva temática, onde é apresentado ao avaliado pranchas que contém figuras e é solicitado que conte uma história com início, meio e fim, de modo que essa técnica favorece a obtenção de informações sobre o idoso que por sua vez não consegue expressar diretamente o que vem passando. As figuras indicam temas como problemas de saúde, sentimentos de inutilidade, baixa autoestima, sentimentos positivos, interação social, entre outros. Sua aplicação é individual com tempo livre, durando aproximadamente uma sessão de psicoterapia, seu público alvo é de 60 anos para cima.

O instrumento é constituído por 17 pranchas e é indicado a utilização de 8 figuras básicas, que devem seguir uma ordem correta, sendo uma a uma oferecida. A cada prancha apresentada o idoso deve narrar uma história que contenha início, meio e fim.

Figura 1 - Três personagens idosos discutindo. O do meio, frequentemente é visto como masculino (particularmente achei que fosse um médico).  As respostas variam entre temas em torno da interação social: duas mulheres competindo pela atenção de um homem, discussões ou referências a preparativos sociais.

Figura 2 – Dois idosos olhando através de uma vitrine. Pode remeter a questões financeiras, medo de ficar podre, clima positivo ou neutro.

Figura 3 – Duas pessoas no jardim e uma criança entre elas. Pode ser interpretado como neto, ou filho, podendo remeter ao passado e a questões emocionais como perdas ou questões mais positivas.

Figura 4 – Uma senhora, dois adultos sendo um destes brincando com um bebê e uma adolescente no telefone. O contexto familiar é interpretado em grande parte, sendo a mulher que cozinha considerada como mãe, ou então a doméstica. Essa prancha é vista como positiva.

Figura 5 – Na sala, vários idosos reunidos. No canto da lâmina duas senhoras conversando, no meio da sala vários idosos conversando, e ao fundo uma senhora sentada em frente a uma janela sozinha. Pode-se aqui avaliar as interações sociais através da narrativa do avaliado.

Figura 6 – Uma mulher olhando para um telefone. Interpreta-se geralmente como, esperando o marido, ou aguardando uma notícia, ou então acabou de receber uma notícia e ficou apreensiva. Refere-se a abandono e solidão.

Figura 7 – Essa prancha remete para uma mudança, despejo ou viagem.

Figura 8 – Relacionado a acidente. Relacionamentos da pessoa idosa, geralmente sendo considerada uma prancha negativa ou neutra.

Figura 9 – No parque. Essa lâmina valoriza a questão familiar, a família reunida, é considerada positiva.

Figura 10 – No quarto. Está relacionado a doenças, morte, abandono, solidão. Sentimentos negativos.

Figura 11 – À mesa. Momento de celebração, seja natal, aniversário. Pode apresentar preocupação com filhos e netos.

Figura 12 – Mulher pensativa. Remente ao passado, recordações, perda da juventude e beleza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com