Associativismo
Artigo: Associativismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeh18 • 18/5/2014 • Artigo • 389 Palavras (2 Páginas) • 602 Visualizações
Sabemos que associativismo é o meio de organizar grupos de interesse econômico autossustentável, sendo uma base que liga a consciência individual e o direito individual, visando a necessidade de agregação e conjugação de esforços, como base de organização da sociedade. Caracteriza-se também como uma união de um grupo de pessoas, de empresas, de comerciantes, entre outros.
A importância e o valor do associativismo decorrem do fato de constituir uma criação e realização viva e independente; uma expressão da ação social das populações nas mais variadas áreas.
O Movimento Associativo é um produto social. Transforma-se com a evolução social, acompanha e participa ativamente nessa transformação.
A expressão associativismo designa por um lado a prática social da criação e gestão democrática: assembleia geral, direção conselho fiscal e, por outro lado a defesa dessa prática de associação, enquanto processo não lucrativo de livre organização de pessoas (os sócios) para uma finalidade em comum.
Considera-se que vez mais o movimento associativo ganha expansão, sendo considerada mais válida no desenvolvimento da sociedade. Este reflete o comportamento social dominante nas próprias comunidades. E é visto como uma forma de juntar interesses comuns, defendendo pontos de vista de forma global.
O Movimento Associativo é um produto social. Transforma-se com a evolução social, acompanha e participa ativamente nessa transformação. Realiza-se tanto mais profundamente quanto mais tenha claros os objetivos da sua intervenção, o seu projeto próprio e o projeto de sociedade para que está orientado o conteúdo fundamental da sua ação. Tal como a Constituição da República diz, no seu artigo n.º 20, “toda a pessoa tem direito à liberdade de reunião e de associação pacífica”. Então, podemos afirmar que o associativismo, enquanto movimento de união e desinteresse econômico, é um ato de liberdade e de opção para qualquer pessoa. Esta pode de livre vontade, formar a sua própria associação. “Uma associação forma-se por decisão voluntária como o sentido de que seus objetivos lhes satisfaçam suas necessidades.
Uma associação tem como fim prestar um serviço, resolver problemas sociais, desenvolver potencialidades, valorizar os seus associados, reinvestir socialmente eventuais receitas e proveitos realizados em prol de todos os associados e da população.
...