Ato do jogo como uma das principais línguas de uma criança pequena
Abstract: Ato do jogo como uma das principais línguas de uma criança pequena. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: morango00 • 15/10/2014 • Abstract • 628 Palavras (3 Páginas) • 350 Visualizações
A) No ato de brincar, os sinais, os gestos e os espaços valem e significam outra coisa além daquilo que aparentam ser. Ao buscar, as crianças recuam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando.
Na brincadeira a criança utiliza os objetos disponíveis, para representar as situações cotidianas; é comum que a criança durante a brincadeira imite os adultos que á acompanha no dia-a-dia. Podemos confirma esse conceito com base em alguns teóricos:
Vygotsky (1998) em sua obra nos afirma que “é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva ao invés de numa esfera visual externa, dependendo das maturações e tendências internas, e não dos incentivos fornecidos pelos objetos externos.”
Piaget (1975), “Ora, os primeiros significantes diferenciados são fornecidos pela imitação e o seu derivado, a imagem mental, as quais prolongam a acomodação dos objetos exteriores. Quanto às próprias significações, elas são fornecidas pela assimilação, que predomina no jogo e equilibra-se com a acomodação na representação adaptada. Depois de se dissociarem progressivamente, no plano sensório-motor, e de se desenvolverem ao ponto de poder ultrapassar o presente imediato, a assimilação e a acomodação apóiam-se, pois, uma na outra, numa conjunção final que se tornou necessária por causa dessa mesma ultrapassagem, é essa conjunção entre a imitação, efetiva ou mental, de um modelo ausente, e as significações fornecidas pelas diversas formas de assimilação que permite a constituição da função simbólica.”
A representação contribui, assim, para a interiorização de determinados modelos de adulto no âmbito de grupos sociais diversos
B) O ato de brincar é uma das principais linguagens da criança pequena, e ajuda o
desenvolvimento de capacidades importantes, como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação, além de ser uma das formas de desenvolvimento da função simbólica da criança.
A brincadeira é para a criança pequena, a forma mais fácil de se expressar, pois durante a brincadeira ela se sente livre e põe em pratica tudo aquilo que assimilo ao seu redor.
Por meio da brincadeira é possível descobrirmos varias características das crianças, e se observarmos, notamos que a brincadeira da criança vai além do mundo imaginário dela, por muitas vezes ela está apenas repetindo o que viu e assimilou.
Segundo Vygostky, “o brinquedo simbólico das crianças pode ser entendido como um sistema muito complexo de ‘fala’ através de gestos que comunicam e indicam os significados dos objetos usados para brincar” (VYGOSTKY, 1998, p. 143).
A criança mesmo sem perceber,usa da brincadeira para se comunicar e assim nos mostrar o que sente,pensa e até mesmo vê.
C) No brincar, casam-se a espontaneidade e a criatividade com a progressiva aceitação das regras sociais e morais. Em outras palavras, é brincando que a criança se humaniza, aprendendo a conciliar de forma efetiva a afirmação de si mesma á criação de vínculos afetivos duradouros. Assim como molda a cultura contextualizada no tempo e no espaço, o brincar dela deriva.
É brincando que a criança pequena elabora progressivamente o luto pela perda relativa dos cuidados maternos,
...