Atps processos psicologicos
Por: lenenardeli • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 372 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
ETAPA 3 – DESCRIÇÃO DA ESTÓRIA DE NELL
Nell é um filme que retrata a vida de uma mulher tida, à primeira vista como selvagem, pelo fato de ter sido criada longe do que se entende como civilização.
Ela teve contato desde pequena somente com a mãe e a irmã. Viviam afastadas da cidade, em uma floresta, sendo que a educação, a fala e o desenvolvimento psicomotor das meninas ficaram por conta dos ensinamentos da mãe, que por sua vez, era limitada no aspecto do conhecimento e da linguagem, com problemas de dicção decorrentes de vários (acidentes vasculares cerebrais isquêmicos).
Daí surgiram as dificuldades de fala e de aprendizado que as meninas apresentaram no decorrer de seu crescimento.
A irmã de Nell morreu antes da mãe, e como Nell ficou sozinha, o que restaram foram lembranças das experiências que vivenciaram juntas, e isso influenciou seu comportamento e a forma de se expressar quando não sabia como falar o que queria dizer.
Com a morte da mãe, como esta era a única que tinha contato com a população da cidade mais próxima, a sua ausência foi sentida e assim Nell passou a ser notada.
O contato, a princípio deu-se somente com um dos dois profissionais, mas o comportamento arredio de Nell fez com que ele tivesse que mudar a forma de abordagem. Por fim, os dois profissionais passaram a observar o seu comportamento, a sua forma de interagir com o meio em que vivia, e assim foram se aproximando.
Nell aprendeu tudo o que até então sabia, com a mãe, e se apresentava dificuldades de fala e de como se expressar, isso se deu com o fato da mãe também apresentar tais dificuldades devido à sua doença.
O aprendizado de Nell deu-se por condicionamento clássico, através do que sua mãe ensinava para ela e sua irmã, mas também aprendia muito por condicionamento operante. E assim, com o passar do tempo e o convívio com os profissionais que a observavam, Nell observou muito, aprendeu e assimilou muitas coisas novas, mas no fim, apesar de todo o contato com o novo, com as novas pessoas e experiências, ela, na sua ingenuidade, mas de muito conhecimento de vida, preferiu ficar em seu habitat natural, e assim foi feito, respeitada a sua vontade.
...