Através dos registros
Por: nina123 • 3/4/2015 • Trabalho acadêmico • 761 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
Através dos registros históricos é possível afirmar que, quando o homem começou o seu processo de sedentarizarão em decorrência de uma maior capacidade de sobrevivência, agrupou-se e aprimorou-se a convivência de modo a ter mais resistências aos problemas da vida. Desses agrupamentos levantaram as primeiras organizações, como por exemplo, as militares que garantiam a sobrevivência do grupo e as religiosas que garantiam o apoio dos deuses.
O texto aborda a organização como unidades sociais, complexas. Não apenas uma simples soma de produtividade dos membros que compõem o ente que a definem, é muito maior que isso. As organizações surgem conforme as sociedades se tornam mais difíceis, e à medida que crescem (sociedade) aumenta a necessidade de regular essa sociedade, inserindo-as, também num contexto mais complexo e entrando no ramo das organizações governamentais.
A organização é um evento antigo, mas seu desempenho evoluiu, como o da técnica, da contabilidade, da administração e do sistema burocrático. Após a Revolução Industrial surgiu um novo conceito moderno de organização econômica, a empresa, onde tornou cada vez mais participativa na vida do homem moderno.
O texto traz consigo várias definições de organização de tantos autores, no entanto o autor do texto salienta que ela se apoia em uma cadeia de relações entre os indivíduos que a integram, sendo esculpida por um arranjo técnico/material - máquinas, equipamentos, imóveis, etc. - e um social - os indivíduos e suas relações. Ainda, atribui uma importância significativa às relações informais e à cultura para a estruturação da organização.
Segundo o texto, as organizações apresentam algumas características universais: são sistemas sociais, ou seja, reconhecidos pela sociedade; têm pessoas associadas, ou seja, busca satisfação para uma determinada necessidade sentida por seus membros; As organizações perduram ao longo do tempo; são universais, ou seja, existem em qualquer ponto desde que necessário uma atividade coletiva para se chegar a determinados objetivos; têm identidade própria, ou seja, tem reconhecimento legal (organização – pessoa jurídica e individuo – pessoa física) para representar a empresa; têm sistema de comunicação tanto formal quanto informal; mantêm uma divisão de trabalho, ou seja, trabalhar em grupo em uma tarefa da divisão bem mais eficiente e produtivo do que individualmente.
As organizações podem ser classificadas como: públicas (prestação de serviços comuns aos cidadãos), privadas (objetivos econômicos) e do terceiro setor (supri a ausência do Estado sem fins lucrativos), cada uma com suas peculiaridades.
Assim, a organização, por apresentar diferentes formas, caráter e individualidade, é um importante objeto de estudo para a Sociologia uma vez que fornece uma melhor compreensão para entender a estrutura e o funcionamento das organizações à medida que às identifica como grupos de relações sociais, através, por exemplo, da divisão de trabalho da organização. Nas organizações existem atividades humanas em todos os setores. Podem ser estudadas sob vários aspectos (como máquinas, organismos vivos, culturas, etc.). Daí, quanto maior o poder de percepção por parte do administrador, mais rápido virá o diagnóstico para os problemas que aparecem.
...