Autismo um olhar sobre autismo
Por: 040799 • 25/11/2017 • Artigo • 385 Palavras (2 Páginas) • 331 Visualizações
- INTRODUÇÃO
A contemporaneidade nos permite redigir estudos relacionados à perspectiva do olhar da Terapia Cognitivo-Comportamental sobre os pacientes autistas, definido como um transtorno comportamental, de acordo com definições clínica, diagnósticos e avaliações, ou seja, o autismo não pode ser imaginado como um quadro único, mas definido como um transtorno complexo do desenvolvimento, definido de um ponto de vista comportamental, com etiologias múltiplas que se manifestam em grau variados de gravidade (Gadia,2006). É notório um crescente número de autistas, um levantamento feito pelo Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC) constatou que 1 em 45 crianças estão dentro do espectro autista. Sabe-se que não é fácil quando se diagnostica uma criança com autismo, pois, em primeiro lugar, a família deverá buscar aprender o máximo de informações sobre o autismo e entender que é uma condição ao longo da vida do filho. Autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo, porém há diversas terapias que ajudarão no desenvolvimento da criança com Transtorno do espectro autista (TEA), destacam-se a TEACCH, terapia de comunicação e comportamento, na qual é usado o método de informações visuais e escritas como forma de auxiliar a criança no desenvolvimento da comunicação verbal, seu objetivo é ajudá-la a melhorar as habilidades e adaptação. Uma segunda terapia muito utilizada é a ABA que é a terapia que treina o ensino do comportamento verbal, a criança começa a aprender a usar a linguagem para fazer pedidos e que tem como objetivo que a criança se aproxime o máximo do funcionamento normal do desenvolvimento humano. “Não existe cura para autismo, mas um programa de tratamento precoce, intensivo e apropriado melhora muito a perspectiva de crianças pequenas com o transtorno.” (EVELYN INOCUR, REVISTA MINHA VIDA).
2. OBJETIVOS
Realizar um levantamento bibliográfico das principais técnicas de terapia cognitivo comportamental no tratamento do transtorno do aspectro autista.
2.1 Objetivo específico
- Compreender as principais técnicas da terapia cognitiva comportamental para crianças com (TEA)
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Para a realização dessa pesquisa foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, através de artigos e do livro: Terapias Cognitivo Comportamentais para crianças e adolescentes. Buscando elucidar as principais técnicas de terapias no tratamento do autismo, com a finalidade de colocar o pesquisador em contado direto com tudo aquilo que foi escrito sobre determinado assunto.
4. REFERÊNCIAS
...