BEHAVIORISMO
Resenha: BEHAVIORISMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SOLANGEREIMANN • 28/6/2014 • Resenha • 479 Palavras (2 Páginas) • 294 Visualizações
BEHAVIORISMO
1. QUEM É O FUNDADOR DO BEHAVIORISMO E QUAIS AS DIFERENTES DENOMINAÇÕES DESSA TENDÊNCIA TEÓRICA?
R: O americano John Broadus Watson. Usamos Behaviorismo e, também, Comportamentalismo, Teoria comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento.
2. PARA OS BEHAVIORISTAS, QUAL É O OBJETO DA PSICOLOGIA E COMO É CARACTERIZADO?
R: Estuda o comportamento como sendo produto do processo de aprendizagem.
3. COMO O HOMEM É ESTUDADO PELO BEHAVIORISMO?
R: Com o estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
4. QUAL O MAIS IMPORTANTE TEÓRICO DO BEHAVIORISMO?
R: B. F. Skinner
5. O QUE É COMPORTAMENTO REFLEXO OU RESPONDENTE? DÊ EXEMPLO.
R: É um comportamento involuntário, um reflexo, como por exemplo a salivação provocada por uma gosta de limão.
6. COMO O COMPORTAMENTO RESPONDENTE PODE SER CONDICIONADO? DÊ EXEMPLOS.
R: São condicionados devido a uma história de pareamento, o qual levou o organismo a responder a estímulos que antes não respondia. Por exemplo: numa sala aquecida sua mão é mergulhada em uma vasilha de agua gelada, a temperatura da mão cairá rapidamente devido ao encolhimento dos vasos sanguíneos. Isso é caracterizado como comportamento respondente.
7. O QUE É COMPORTAMENTO OPERANTE? DÊ EXEMPLOS.
R: Quando não depende de nenhum estímulo. Por exemplo: piscar os olhos, saciar a sede etc.
8. COMO SE CONDICIONA O COMPORTAMENTO OPERANTE? DÊ EXEMPLO.
R: O comportamento operante inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, tem efeito sobre os que fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, que direta, que indiretamente. Ex. Escrever uma carta, ler um livro e chamar um taxi com um gesto das mãos.
9. O QUE É REFORÇO? O QUE É REFORÇO NEGATIVO E POSITIVO? DÊ UM EXEMPLO PARA CADA CASO.
R: Reforço é quando quer que um comportamento continue. Reforço positivo compensações por algo que já está bom. Reforço negativo quando ajuda alguém que está em uma situação ruim (negativa) a resolver o problema.
10. EXPLIQUE OS PROCESSOS DE ESQUIVA E FUGA COM OS REFORÇAMENTOS NEGATIVOS.
R: Na esquiva o indivíduo adota um comportamento para prevenir a ocorrência ou reduzir a magnitude do segundo estímulo que também é aversivo. Assim, por exemplo, quando escutamos o chiado que precede ao estouro de rojões, tapamos os ouvidos para evitar ou reduzir o barulho. Na esquiva o indivíduo adota um comportamento para prevenir a ocorrência ou reduzir a magnitude do segundo estímulo que também é aversivo. Assim, por exemplo, quando escutamos o chiado
...