Bateria Psicomotora
Por: lumapf • 10/5/2016 • Trabalho acadêmico • 5.464 Palavras (22 Páginas) • 595 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Santa Maria
Bacharelado em Psicologia
Bateria Psicomotora
Cajazeiras – PB
2016
Faculdade Santa Maria[pic 2]
Anna Cynthia Gonçalves de Oliveira
Luma Moamy Ferreira de Andrade
Patrícia Costa Sousa
Wenia Alexandre Vieira
Bateria Psicomotora
Atividade desenvolvida por alunos do 4º período do Curso Bacharelado em Psicologia, turno noite, da Faculdade Santa Maria para obtenção de créditos referente à segunda unidade da disciplina de Psicomotricidade, ministrada pela Professora Hilana Fernandes no semestre letivo 2016.1.
Cajazeiras – PB
2016
Sumário
Introdução
Fundamentação Teórica
1. Tonicidade
1.1 Extensibilidade
1.2 Passividade
1.3 Paratonia
1.4 Diadococinesias
1.5 Sincinesias
2 Equilibração
2.1 Imobilidade
2.2 Equilíbrio Estático
2.3 Equilíbrio Dinâmico
3 Lateralização
3.1 Lateralização Ocular
3.2 Lateralização Auditiva
3.3 Lateralização Manual
3.4 Lateralização Pedal
4 Noção do Corpo
4.1 Sentido Cinestésico
4.2 Reconhecimento Direita-Esquerda
4.3 Autoimagem (Face)
4.4 Imitação de Gestos
4.5 Desenho do Corpo
5 Estruturação Espaço-Temporal
5.1 Organização
5.2 Estruturação Dinâmica
5.3 Representação Topográfica
5.4 Estruturação Rítmica
6 Praxia Global
6.1 Coordenação Oculomanual
6.2 Coordenação Oculopedal
6.3 Dismetria
6.4 Dissociação
7 Praxia Fina
7.1 Coordenação Dinâmica Manual
7.2 Tamborilar
7.3 Velocidade-Precisão
Metodologia
Resultados
Considerações Finais
Referências Bibliográficas
Anexos
Introdução
Esse trabalho tem por objetivo fazer considerações sobre a importância da psicomotricidade no desenvolvimento motor e intelectual da criança sabendo que ela está presente em todas as etapas de crescimento da criança contribuindo para o conhecimento e o domínio de seu próprio corpo.
De acordo com a Sociedade de Psicomotricidade Brasileira, (apud Alves, 2012, p.17) a psicomotricidade “é a ciência que tem por objetivo o estudo do homem através do seu corpo em movimento nas suas relações com seu mundo interno e externo”.
Portanto a Psicomotricidade é caracterizada pelo movimento organizado que representa uma ação realizada pelo homem a partir de suas experiências e o resultado depende do seu ambiente social, ou seja, sua influencia social e desenvolvimento psíquico.
Segundo Alves (2012) de uma maneira estatística, a motricidade pode ser definida como resultado da ação do sistema nervoso sobre a musculatura, como resposta á estimulação sensorial, enquanto o psiquismo poderia ser considerado como o conjunto de sensações, percepções, imagens, pensamentos, afeto e etc.
A Psicomotricidade tem o homem como objeto de estudo em seu corpo e movimento dessa forma envolve outras áreas de atuação como na educação e saúde. Na prática pedagógica tem como objetivo inserir a criança no processo de aprendizagem e interação social.
A escola tem papel fundamental no desenvolvimento no sistema psicomotor da criança, principalmente quando a educação psicomotora for trabalhada nas séries iniciais. Pois é na Educação Infantil, que a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal (Rossi, 2012, p, 02).
...