Behaviorismo
Monografias: Behaviorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mysa • 10/3/2015 • 249 Palavras (1 Páginas) • 253 Visualizações
membrando o termo Behaviorismo Radical temos: do inglês, behavior (comportamento) que é o objeto de estudo desta vertente, entendido como a relação entre o indivíduo e seu ambiente físico, químico ou social. E radical, que indica as técnicas utilizadas para compreensão do objeto estudado. Estas são objetivas, concretas, experimentais e não utilizam de estados mentais como causa iniciadora do comportamento, mas os vê como estágio inicial do próprio comportamento.
O Behaviorismo Radical também é conhecido como contemporâneo, e baseia-se no pragmatismo. Outra característica é a de não fazer distinção entre os mundos subjetivo e objetivo, tendo um enfoque nos conceitos e termos ao invés de métodos, termos estes que definem o comportamento além de nos ajudar a compreendê-los. (BAUM, W. M. 2006)
De acordo com SCHULTZ e SCHULTZ (2001) o que Skinner propunha era uma espécie de melhoramento ou oposição do que Watson construiu com o seu Behaviorismo Metodológico. Para tanto, Skinner utilizou o método indutivo, diminuindo a teorização e dando mais atenção a uma forma positivista, ou seja, a partir de dados experimentais passava a elaborar generalizações conforme os resultados de seu empirismo.
Este método era utilizado por Skinner, porque ansiava por uma teoria geral do comportamento humano que tenha dados comprobatórios fidedignos. E defende também que as divergências de explicações do comportamento deveriam ser resolvidas na base de evidências irrefutáveis e não com base em especulações. (SCHULTZ e SCHULTZ, 2001)
A familiaridade com o comportamento não define, segundo SKINNER (1998), a simplicidade de seu entendimento. Pois a filosofia da ciência d
...