COMPORTAMENTO DE RISCO
Por: Maysa123456 • 5/10/2016 • Projeto de pesquisa • 1.011 Palavras (5 Páginas) • 388 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP
MAYSA ALVES DE LIMA SOUZA SANTANNA
MONISE PIERINI MORO
SUZANA CRISTINA REIS SILVA
COMPORTAMENTOS DE RISCO
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2016
PROJETO DE PREVENÇÃO PSICOLÓGICA
Tema: Comportamento de Risco
PROJETO BEM VIVER
COORDENADORAS:
Maysa Alves de Lima Souza Santanna
Monise Pierini Moro
Suzana Cristina Reis Silva
PÚBLICO ALVO:
Adolescentes do sexo feminino e masculino entre 12 à 17 anos.
APRESENTAÇÃO
O objetivo do projeto é conscientizar os jovens em relação aos comportamentos de risco que são vivenciados na adolescência. Alertar por meio de palestras as consequências desses comportamentos.
O projeto irá oferecer as seguintes atividades:
- Psicoterapia;
- Terapia em grupo com familiares;
- Palestras;
- Vivências.
RESULTADOS
Quantitativos: Por meio do nosso projeto esperamos que pelo menos 60% dos jovens que participarem possam se conscientizar sobre os riscos, diminuindo os comportamentos de risco.
Qualitativos: Visamos a qualidade de vida dos jovens, oferecendo conhecimento sobre esses tipos de comportamentos, possibilitando e abrindo meios para que eles tenham uma nova visão sobre a vida e a valorize mais.
JUSTIFICATIVA
O projeto visa conscientizar os jovens sobre os fatores de riscos que estão presentes dentro de suas faixas etárias. O projeto é importante pois o número de jovens que apresentam esses comportamentos de risco é muito grande dentro da sociedade, como por exemplo: abuso de drogas ilícitas, o álcool e o tabaco, irresponsabilidades no trânsito, sexo não seguro podendo resultar em DTS e gravidez indesejada, delitos que acabam em prisões e até mortes, brincadeiras de risco como a roleta russa e algumas que ficaram famosas na internet como o desafio do desmaio.
Dentro desse contexto ressaltar a importância da presença da família, ou seja, o vínculo e instruções/aconselhamentos para esses jovens, juntamente com profissionais por meio de palestras e outros meios esclarecedores sobre esses comportamentos.
Essas condutas muitas vezes não se restringem apenas a esses jovens, dependendo do comportamento abrange a sociedade, como a irresponsabilidade no trânsito que pode ocasionar em morte de terceiros, os delitos que são diretamente prejudiciais a outros.
Esse projeto será inserido dentro de uma escola, na qual se localiza uma comunidade carente, e com isso pretende promover uma conscientização sobre os comportamentos de risco na qual muito desses jovens estão inseridos.
O projeto então irá oferecer palestras, vivências, atendimentos individuais e em grupo, contando também com a colaboração de um assistente social, buscando assim eliminar esses comportamentos que são prejudiciais a si e a outros.
OBJETIVO GERAL
O objetivo do projeto é conscientizar os jovens em relação aos comportamentos de risco que são vivenciados na adolescência e reduzir esse comportamento em pelo menos 60%.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O projeto vai contar com a colaboração de profissionais que vão oferecer os seguintes atendimentos:
- Atendimentos individuais;
Com esse atendimentos esperamos proporcionar uma nova visão de vida para esses jovens, fazendo com que eles tenham vontade de querer essa mudança para eles.
- Atendimentos em grupos;
Esses atendimentos serão de grande importância pois contaremos também com os familiares desses jovens, criando um maior vínculo familiar e assim proporcionar uma maior motivação de mudança para eles.
- Palestras;
As palestras são também muito importantes, pois os temas que serão abordados estarão voltados aos comportamentos de risco que os jovens apresentam, e mostrando que é possível sim mudar esses comportamentos, e levar uma vida muito mais saudável.
- Vivências.
As vivências faram com que os jovens tenham uma sensibilização maior da situação em questão, e para que eles possam de certa forma repensar em alguns comportamentos que já tiveram.
PÚBLICO BENEFICIADO
O público serão os jovens de 12 a 17 anos, do sexo masculino e feminino, o projeto pretende trabalhar com 100 jovens. E esses jovens que serão beneficiado são jovens de uma comunidade carente na qual esses comportamentos de riscos ocorrem a todo momento, sendo até algo “natural” no dia-a-dia desses jovens.
...