CONCEITOS DOS SERES HUMANOS ANTROPOLOGIA FILOSOFICA
Tese: CONCEITOS DOS SERES HUMANOS ANTROPOLOGIA FILOSOFICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sidney12 • 19/10/2014 • Tese • 445 Palavras (2 Páginas) • 510 Visualizações
CONCEPÇÕES DE HOMEM
ANTROPOLOGIA FILOSOFICA.
Segundo o filosofo italiano Gramsci sua preocupação gira-se em torno de apenas uma pergunta’’O que é o homem’’?Onde esta pergunta diz a respeito de conceito,ou seja,do questionamento filosófico para saber o que o homem faz de si mesmo.E a questão antropológica é a primeira que se coloca em qualquer situação vivida pelo homem,mesmo que o homem não tome consciência disso.É interessante observar as diversas teorias pedagógicas onde se pode buscar a compreender o conceito do homem onde anima suas diretrizes.
Existem duas teorias pedagógicas entre a educação tradicional e a proposta da escola nova,onde demonstram expectativas diferentes.A educação tradicional valoriza a transmissão da cultura gera é a realização do homem.Já na escola nova a sua proposta é para a existência,para a vida,para a atividade do aluno passando este a estar ao centro do processo.
Fica evidente que na escola tradicional destaca-se o aspecto intelectual enquanto na escola nova não se descuida do aspecto existencial.
O conceito de homem é compreendido a partir de uma natureza imutável apesar de serem constatado diferenças entre os seres humanos.A concepção da natureza humana esta na base das mais antigas teorias pedagógicas desde de Platão e Aristóteles,passando pela idade média que influenciou a escola tradicional que surgiu na idade moderna.Existe um modelo de homem que a criança deve alcançar,atualizando a existência que tem em potencia.
Concepções naturalista é a tentativa de adequar a metodologia das ciências humanas ao método das ciências da natureza.O rigor da nova abordagem certamente influenciará a busca de compreensão a respeito do homem.A ciência possibilita o desenvolvimento da tecnologia.Concepções histórico social significa mudança caracterizada pela critica ao mecanismo newtoniano e de LOCKE e pela primazia do sentido sobre a razão.Fixado no mestre,para o discípulo.Mas ainda coloca o sentimento,onde sede o coração ou a consciência moral,no centro de sua visão do homem.
No decorrer do século dezenove,outros filósofos se posicionaram contra a concepção tradicional.KIERKGAARD,STINER E NIETZSCHE também se voltam para a concretude da vida humana inserida na realidade cotidiana.
A concepção histórico social se expressa em inúmeras tendências,apesar das diferenças entre elas,é a preocupação com o processo,com a contradição no desenvolvimento,que resulta do embate e do conflito,e com o caráter social.passa a ser buscado como pessoa ou ser social e compreender melhorara interação entre sujeito e sociedade,antes das forças do poder.Tornar-se homem é bem verdade que a criança e em qualquer lugar,biológica e socialmente dependente dos adultos para a sua sobrevivência,mas a maneira como ela é alimentada,vestida,tratada gera numa determinada comunidade,uma certa expectativa a respeito do que é ser criança.
Surge ai a imagem da fragilidade infantil, da importância que vai animar a construção,na idade moderna de uma teoria pedagógica que vista a proteção e a vigilância da criança.
...