CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁGIO BÁSICO I
Por: Quel Martins • 4/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.504 Palavras (7 Páginas) • 269 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA
CURSO DE PSICOLOGIA
ESTÁGIO BÁSICO I
Trabalho de Conclusão CAPS
Ana Cláudia Xavier de Azevedo – RA: 192666811713
Raquel Martins Paula – RA: 192406811713
Santa Bárbara D´oeste
Junho de 2018
FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA
Trabalho de Conclusão CAPS
Trabalho apresentado à disciplina de Estágio especifico I e Estágio Básico I do curso de psicologia da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara, como requisito para a Atividade Prática Supervisionada, sob a orientação da Prof. Aline Vilarinho Montezi.
Santa Bárbara D´oeste
Junho de 2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. Caracterização 4
2. Demanda 6
3. A importância da Comunicação 6
5. Conclusão 9
6. Referências Bibliográficas 10
INTRODUÇÃO
O presente estágio foi realizado no núcleo de atendimento, CAPS ij (Centro de Atenção Psicológica infanto – juvenil), de modo observatório, durante toas as segundas-feiras das 13:00h as 16:00 horas.
A atividade de observação foi trabalhada no campo infantil, onde durante o período destas reuniões eram discutidas as atividades individuais ou em grupo realizadas pelos estagiários em supervisão das psicólogas atuantes no núcleo. Estas discussões envolviam observações, plano de ação, devolutivas e possíveis encaminhamentos a psiquiatria, toda via muitos destes pacientes acolhidos já pertenciam a este atendimento por meio da UBS.
Nosso papel foi realizar todo o período de observação, anotação dos pontos principais, e inserção das nossas impressões em relatórios para discussão em supervisão.
Após conhecermos a instituição, suas demandas e desafios, propomos um trabalho na área de comunicação para auxiliar a equipe com as dificuldades de execução das rotinas, sejam elas de início ou fim dos processos.
Caracterização
Núcleo de Atendimento Infanto Juvenil
O Núcleo de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil iniciou-se junto ao ambulatório de psicologia no ano de 2013, no Centro Médico de Especialidades. Naquela época, os atendimentos eram realizados por 2 psicólogas. Em 2014, agregou-se à equipe um médico psiquiatra e uma médica endócrinopediatra, já com visão de um futuro CAPS ij (Centro de Atenção Psicossocial infanto juvenil). Em 2015, muda-se de local e o projeto foi aceito pelo Ministério da Saúde e desde então, estamos em processo de habilitação.
Sua localização:
Endereço: Avenida Corifeu Azevedo Marques 1300 – Loteamento Colina – Santa Bárbara d’Oeste/SP. Telefone: 3454-7115 E-mail: capsi.saude@santabarbara.sp.gov.br Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 7:30h às 17:00 Coordenadora: Aline Zeeberg E-mail: aline.zeeberg@santabarbara.sp.gov.br
Atividades desenvolvidas:
Acolhimento: Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), e faz parte de todos os encontros do serviço de saúde. O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.
Grupos e oficinas: As modalidades poderão ser: grupos de encontro, oficinas terapêuticas, grupos psicoterápicos, roda de conversa, grupo de família e etc.
Visitas domiciliares: Atendimento ou acolhimento realizado por um ou mais profissionais do CAPS em domicílio, em caso de busca ativa ou o usuário encontre-se impossibilitado de vir ao serviço.
Psicoterapia individual: Atendimento individual se desenvolverá de acordo com a necessidade do encaminhamento ao serviço, após a discussão prévia e deliberação da equipe, considerando: os casos novos, retornos, emergência e gravidade.
Os atendimentos individuais serão distribuídos na agenda do psicólogo no total de 1 hora, sendo 45 minutos no máximo para o atendimento propriamente dito e 15 minutos para procedimentos administrativos e outras atividades referente ao PTS do usuário. Considerando tratar-se de um serviço de alta complexidade e grande demanda, preconiza-se a Psicoterapia Breve Focal, sendo construído coletivamente em equipe o foco da intervenção, o planejamento de números de sessões e o acompanhamento do processo terapêutico, e sua avaliação continuada. Tendo em vista que as ações prioritárias dos dispositivos CAPS e Atenção Primária à Saúde são caracterizados por ações coletivas, os atendimentos individuais ficam restritos à encaminhamentos após discussão de equipe.
Atendimento médico
Atendimento médico individual se desenvolverá de acordo com a necessidade do encaminhamento ao serviço, após a discussão prévia e deliberação da equipe, considerando: os casos novos, retornos, emergência e gravidade.
Matriciamento da Educação
Desde 2016, em parceria entre Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria Municipal de Educação, semanalmente é realizado Matriciamento dos profissionais da educação com presença de um médico psiquiatra, fonoaudióloga, psicóloga do Núcleo infanto juvenil. Os casos são discutidos, trabalhando atuação/ orientação do técnico da educação e se necessário encaminhado à UBS de referência ou ao Núcleo infanto-juvenil. Há também encontro realizado mensalmente entre os profissionais do Núcleo infanto juvenil e equipe da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação em que é realizado discussão de casos atendidos pelo Núcleo e acompanhados pela educação.
...