Case De Sucesso - Ginástica Laboral
Ensaios: Case De Sucesso - Ginástica Laboral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alyssampaio • 11/11/2014 • 1.638 Palavras (7 Páginas) • 829 Visualizações
1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA
O salão de beleza foi fundado em maio de 2003 por sua atual gestora e proprietária, a empresa do ramo da beleza oferece atendimento de vários profissionais de beleza, tais como, cabeleireiros, manicures, depiladoras, massoterapeutas, tatuador e etc. A empresa busca sempre proporcionar aos clientes o melhor atendimento e garantia de qualidade dos serviços que são prestados. Para o bom atendimento e garantia de satisfação é fundamental para a gestora o bom relacionamento entre os funcionários, e uma boa saúde tanto física já que é um trabalho que exige muito fisicamente dos profissionais, quanto mental já que todos lidam diretamente com o público, sendo esse bem diversificado.
Embora seja uma empresa de pequeno porte, dentro do seu ramo é uma das mais reconhecidas e frequentadas na cidade onde atua, atualmente a empresa conta com o apoio de 7 funcionários e sua gestora que também trabalha na empresa como cabeleireira e maquiadora. Destes 7 funcionários 3 trabalham apenas como cabeleireiros, 1 além de cabeleireiro é tatuador e body piercing, 1 manicure e massoterapeuta e 1 manicure e depiladora. No ano de 2014 a gestora da empresa junto com uma sócia abriram um novo salão também de pequeno porte, na mesma cidade, que conta com o apoio de mais 5 profissionais.
A gestora e também microempreendedora, além de seu salão, da sociedade no novo salão possui um Studio de Pilates, no qual conta com o apoio de 2 professores, que além das aulas de pilates para os alunos e clientes do Studio, aplicam com os funcionários das duas estéticas a prática de ginástica laboral.
O grupo escolheu esta empresa por julgar muito interessante a prática em uma empresa prestadora de serviços, justamente por julgar difícil a introdução desta prática em uma empresa deste ramo, também pelo interesse da gestora no bem estar de seus funcionários e do modo como lida com seus funcionários e com suas pequenas empresas e como ligou uma coisa à outra de um modo que beneficiasse a todos.
2 GINÁSTICA LABORAL
A ginástica laboral surgiu em 1925 na Polônia, onde foi chamada de “ginástica de pausa”, sendo destinada somente a operários das empresas, após alguns anos passou a ser aderida na Holanda, Rússia, Bulgária e Alemanha. No ano de 1928 a ginástica laboral surge no Japão, sendo aplicada especialmente aos trabalhadores dos correios. O seu grande auge foi deu-se após a segunda Guerra Mundial, onde era aplicada em várias empresas com seus colaboradores. No Brasil esse esforço estabeleceu-se através da proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas, tendo como pioneira a FEEVALE, localizada em Novo Hamburgo/RS, que elaborou o “Projeto Educação Física Compensatória e Recreação”.
Segundo (COUTO 1994 apud COSTA e BARROS 2009 p. 85), “em busca de produtividade e resultados, o trabalhador é sobrecarregado, o que tem acarretado problemas de ordem física como as lesões por esforço repetitivo (LER), ou doença osteomuscular relacionada ao trabalho e ao estresse ocupacional (DORT)”. Empresas dos mais variados segmentos já estão mudando sua postura frente às mudanças impostas pelo mercado, sendo possível compreender que a elevação da produtividade e a qualidade dos serviços, é proporcionalmente ligada ás condições físicas dos colaboradores.
A ginástica laboral é praticada de cinco a dez minutos diários, no local de trabalho, necessitando de acompanhamento de um profissional da área da saúde física, possibilitando o alcance de objetivos e maiores resultados. De acordo com Polito (2004, p. 4), “o seu objetivo é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação”. O autor afirma que o programa de atividades só pode ser desenvolvido após uma análise criteriosa do ambiente de trabalho e de cada funcionário em particular, respeitando a realidade da empresa e as condições disponíveis.
A ginástica laboral é composta de diversas modalidades, sendo elas: Ginástica de Aquecimento ou Preparatória, Ginástica de Pausa ou Compensatória e Ginástica de Relaxamento. As três modalidades são utilizadas frequentemente no meio empresarial, a “preparatória”, é aplicada antes do expediente para o aquecimento, durante o dia é aplicada a “compensatória”, buscando o alívio de tensões, e por último é aplica-se o “relaxamento”, proporcionando o relaxamento muscular e mental dos trabalhadores. Essa atividade física surge como forma de prevenir as doenças profissionais, o sedentarismo, estresse, depressão, auxilia na redução da fadiga, no aumento do bem estar, melhora a flexibilidade e equilíbrio, maximiza as relações interpessoais, entre vários outros benefícios.
Para a empresa o ganho com a implementação desta atividade física orientada é enorme, segundo especialistas, a ginástica laboral é a grande responsável pela redução de afastamentos médicos, por lesões e trabalho. A ginástica possui outros inúmeros benefícios, como os fisiológicos que dizem respeito a promoção da saúde e qualidade de vida do trabalhador, os psicológicos que abrangem a motivação para novas rotinas, desenvolvimento da consciência corporal e melhora da atenção ao desenvolvimento de atividades, os sociais que englobam as relações interpessoais e trabalhos em equipe, os empresariais responsáveis pela diminuição de queixas de trabalho, maior produtividade e melhora da imagem da empresa frente aos colaboradores e concorrentes.
O grupo optou por escolher esta prática, por que nos dias de hoje, a preocupação com a saúde e o bem estar vem aumentando, assim como o “tempo” para cuidar dos mesmos estão diminuindo, a rotinas das pessoas estão cada vez mais apertadas, e é grande o número de pessoas que trabalham e estudam e não tem tempo para exercer atividade física, e uma pausa por mais pequena que seja, para um alongamento sempre faz bem.
3 CASE DE SUCESSO NO SALÃO DE BELEZA
O case de sucesso apresentado pelo salão de beleza foi a prática da atividade de ginástica laboral, que é proporcionada aos funcionários 3 vezes na semana, mais especificamente todas as terças, quartas e quintas com duração de 15 minutos, os funcionários são divididos em 2 grupos, para que assim o professor possa dar mais atenção aos participantes, e também por se tratar de uma empresa que trabalha com prestação de serviços ter alguém disponível para o atendimento aos clientes, nas sextas-feiras aqueles que participaram todos os dias da semana, ganham uma mini massagem de 15 minutos.
Foi realizada uma entrevista
...