Centro de Materiais e Esterilização
Seminário: Centro de Materiais e Esterilização. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: campilongo • 14/4/2014 • Seminário • 482 Palavras (2 Páginas) • 428 Visualizações
Introdução:
Veremos diversos fatores que ajudam na melhoria dos resultados das metas pré- estipuladas, dentro das organizações onde podemos citar ou enfatizar os mais importantes pontos para a melhoria desses processos.
Como exemplo a comunicação, é muito importante no processo das metas onde temos que deixar o mais claro ou transparente possível para fortalecer as bases e necessidades desta organização.
Para que isso ocorra devemos sempre nos atentar as nossas percepções para que não aconteçam desvios ou prolongando a efetividade dos resultados através da eficiência onde utilizamos os meios para conseguirmos atingir a eficácia.São Paulo, 06 de Outubro de 2010.
Á Diretoria do hospital Souzas.
Proposta de Construção de um Centro de Material e Esterilização.
A Central de Material e Esterilização (CME) é a área responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares. É na CME que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares.
A CME pode ser de três tipos, de acordo com sua dinâmica de funcionamento:
descentralizada : Neste tipo de central cada unidade ou conjunto delas é responsável por preparar e esterilizar os materiais que utiliza;
semi-centralizada : Cada unidade prepara seus materiais, mas os encaminha para serem esterilizados em um único local;
centralizada: utilizada atualmente, os materiais do hospital são processados no mesmo local, ou seja, os materiais são preparados, esterilizados, distribuídos e controlados quantitativa e qualitativamente na CME.
A CME centralizada apresenta inúmeras vantagens, das quais podem-se destacar: a eficiência, a economia e a maior segurança para a equipe e para os clientes.O serviço de Enfermagem em Central de Material acredita na segurança da Esterilização como garantia de bom atendimento aos pacientes. O enfermeiro possui papel fundamental no gerenciamento do setor e coordenação das atividades, pois é o profissional que detém o conhecimento de todas as técnicas e princípios de Enfermagem, atuando na conscientização da equipe no desenvolvimento das normas e rotinas, e alertando quanto à importância na execução das técnicas corretas em todas as atividades, à assistência prestada ao cliente.
Setores da Central de Material e Esterilização
Expurgo
Preparo de Materiais
Preparo de Instrumentais Cirúrgicos
Esterilização
Montagem de carros para cirurgia
Distribuição de materiais esterilizados
Outros objetivos
Fornecer o material esterilizado a todo hospital;
Promover a interação entre as áreas: expurgo, preparo e montagem de instrumental;
Adequar as condições ambientais
...