Ciencia ou não
Por: talitacsalves • 8/11/2015 • Artigo • 332 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
Quando falamos de Psicologia uma dúvida surge: é uma ciência ou não?
Bom, ao lembrarmos que essa área do conhecimento contém várias ramificações vale ressaltar que a mesma apesar disso ainda consegue sustentar pontos de vistas diferentes.
Quando pensamos em Psicologia, automaticamente nos lembramos de Freud e suas teorias, as quais nos remetem que nós, seres humanos temos algo conhecido como mente e que a mesma não ocupa um lugar no nosso encéfalo, mas, é um conceito útil criado para explicar alguns comportamentos, transtornos, e etc.
Além disso, ainda nessa abordagem podemos encontrar analogias entre mitos e teorias, como em casos que conhecemos como complexo de édipo, narcisismo, entre outras, ou seja, teorias que usam esses nomes sem bases científicas feitas em laboratório e que podem envolver até mesmo parte da subjetividade humana.
Nesse ponto é possível então perceber que a psicologia não pode ser vista como uma ciência, já que não tem dados estatísticos, ou experimentos para comprovar suas teses, além disso, o seu conhecimento não é exatamente conjectural.
Não é possível então determinar o comportamento humano de modo geral nessa abordagem através de pesquisas, já que cada ser humano é único e diferente.
Partindo desse pressuposto, em determinado momento da história surgiu o que conhecemos como Análise Comportamental, uma área da Psicologia em que se prova através de bases científicas que é possível sim estudar cientificamente o comportamento humano.
Essa área nos mostra que através de teorias Behavioristas o comportamento humano pode ser condicionado.
Tudo o que pode ser observável é possível estudar, teorias como estímulo-resposta, antecedentes-resposta-consequência, os cães de Pavlov, as caixas de Skinner, nos provam que o comportamento humano é sim “estudável”.
Nesse caso, desaparece o que conhecemos como introspecção, já que essa área, não usa o termo mente que Freud criou para explicar comportamentos.
Logo, com essa base simples, pode-se perceber que a Psicologia pode ser vista como ciência ou não, mas é importante ressaltar qual abordagem teórica você vai utilizar para responder esse questionamento.
...