Com Bases no Chiavenato
Por: Rany Silva • 22/11/2015 • Trabalho acadêmico • 452 Palavras (2 Páginas) • 158 Visualizações
De acordo com o que foi estudado podemos relacionar a importância do Recurso Humano com a empresa e o empregado da maneira onde o papel do recurso humano é conscientizar seu funcionário da cultura da empresa, planejamento, propor mudança cultural de acordo com os objetivos organizacionais.
Como diz CHIAVENATO, Idalberto “O comportamento das pessoas dentro” de uma organização depende de fatores internos (características da personalidade, como capacidade de aprendizagem, motivação, atitudes, emoção e percepção) e fatores externos (o ambiente que o envolvem, características organizacionais, como recompensa, punição, fatores sociais e políticos).
O departamento da área de Recursos Humanos no qual o Sr. Sebastião trabalha preocupado com o desanimo dele nas atividades em grupo, deveria propor uma conversa e saber o motivo desanimo que apresenta na empresa. Com isso, ele explicou que está passando por um processo de separação e que vai ocorrer a disputa de guarda entre ele e sua ex-mulher, diante da situação relatada pelo colaborador Sr. Sebastião, a empresa chamou o advogado empresarial, para dar uma orientação ao Sr. Sebastião sobre o que é a disputa de guarda e como ela ocorre e o orientou que seria necessário ele procurar um advogado para auxiliá-lo melhor no processo. Se ele não tiver como pagar existe a possibilidade dele procurar um Advogado da Defensoria Pública, no local mais próximo de sua moradia para acompanhá-lo durante o processo de disputa de guarda.
Acreditando que diante dos problemas pessoais que o Sr. Sebastião tem, é importante se for da vontade dele, que ele faça um acompanhamento psicológico. Para uma organização saudável e lucrativa é de extrema importância que os seus colaboradores sejam saudáveis e motivados, além da orientação que o Recurso Humano ofereceu ao Sr. Sebastião, eles o orientarem para fazer um acompanhamento psicológico oferecido pela empresa onde se encontra um psicólogo organizacional, para ele conseguir ter uma melhor interação social, participar dos momentos de atividades, como dinâmica, segurança e saúde do trabalhador que a empresa desenvolve durante o ano, ou orienta-lo que existe o Sistema Único de Saúde que poderá dar uma estabilidade a ele para seu tratamento.
Segundo o Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, com isso podemos orienta-lo o Sr. Sebastião que será necessário ele pagar a pensão alimentícia, onde orientaremos que será a quantia fixada pelo juiz e a ser atendida pelo responsável (pensioneiro), para manutenção dos filhos e/ou do outro cônjuge.
...