Comportamento Operante
Artigo: Comportamento Operante. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 22/4/2014 • 293 Palavras (2 Páginas) • 734 Visualizações
O comportamento operante é classificado como o tipo de comportamento que produz modificações no ambiente. Os comportamentos do organismo que terão como consequência algo prazeroso tendem a ser aumentados, e, aqueles cuja consequência não agrada ao organismo, tendem a ser extintos ou evitados. Sendo assim, o comportamento operante é aprendido (MOREIRA & MEDEIROS, 2007).
Além de publicar centenas de artigos e livros e ser o teórico mais influente quando se trata de teoria da aprendizagem, B. F. Skinner (1904-1990), também estudou em especial um tipo de condicionamento – o condicionamento operante (BERGER, 2003). Para Skinner (ANO), condicionamento operante ocorre quando o sujeito aprende que um comportamento específico produzirá uma resposta específica. A partir disso, conclui-se que o condicionamento operante que também é chamado de condicionamento instrumental ou skinneriano, pode ser moldado para se obter respostas específicas de um organismo, ou seja, o comportamento operante é aprendido por meio do condicionamento operante (MOREIRA & MEDEIROS, 2007).
A aprendizagem de que uma determinada ação resultará em uma determinada consequência, depende de um fator: o reforço. Segundo Berger (2003), o reforço é uma consequência que aumenta a probabilidade de um comportamento se repetir.
Partindo dessas explanações, o objetivo deste experimento foi verificar se o reforço poderia produzir no sujeito experimental um tipo específico e pré-
estabelecido de resposta, ou seja, verificar se de fato há relação entre reforço e comportamento operante.
A resposta do sujeito experimental pode variar de acordo com vários fatores como: grau de privação, procedimentos e equipamentos utilizados por parte do experimentador, temperatura e iluminação do ambiente, tempo do experimento e horário em que o experimento fora realizado. Tais variáveis foram manipuladas durante este experimento. Entretanto, as respostas também podem variar de acordo com espécie do sujeito, sexo e “temperamento” do sujeito, que, neste experimento, não foram manipuladas.
...