Comportamento Organizacional Etapa 2
Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional Etapa 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: b.valle • 27/5/2014 • 1.346 Palavras (6 Páginas) • 250 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado mostra tabelas indicando o perfil de cada funcionário de uma determinada Empresa, traçando cada atitude e personalidade dos indivíduos, mostrando o comprometimento de cada um em suas funções, para que haja uma melhoria na empresa encontrando resoluções para os conflitos entre eles.
04
TABELA DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS
PET GLAMOUR - TABELA DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS
Extroversão Agradabilidade Consciência Estabilidade Emocional Abertura à Experiência Negatividade
Alba Lourenzão
(Proprietária) X X X Não assume responsabilidades - deixa a administração toda para o irmão.
Anita Túlio Jordão
(Banho) X X Falta de foco - deve levar o trabalho mais a sério e não se distrair por trabalhar com uma parente.
Éder Seles
(Tosa) X X Egocentrismo - pensa ser melhor que os outros.
Elaine Vérner
(Vendedora) X Descomprometida - não cumpre com as obrigações de assiduidade e comprometimento no trabalho.
Iara Santos
(Consultora) X X Excessivamente crítica - não mede as palavras para expor os erros alheios
João Maria Lourenzão
(Proprietário) X X X Função limitado –dedica - se apenas à parte burocrática da empresa.
Léa Júlio Jordão
(Banho) X X Falta de foco - deve levar o trabalho mais a sério e não se distrair por trabalhar com uma parente.
Leila Xavier
(Vendedora) X Descomprometida - não cumpre com as obrigações de assiduidade e comprometimento no trabalho.
Rui Leme
(Gerente) X X Falta de autonomia - falta de atitude para ocupar sua posição de gerente, usar o poder que lhe é atribuído.
Tabela 7.1 (editada) Traços da Personalidade propostos pela teoria dos big five – PLT 111 (CHIAVENATO, p.75)
05
Com base na análise do Dossiê da empresa familiar Pet Glamour, identificamos a total falta de comunicação entre todos os departamentos: entre os proprietários (João Maria e Alba, que são irmãos), entre os proprietários e o gerente da loja (Rui Leme), entre o gerente da loja e os funcionários (equipe de vendedoras e banho/tosa). Os problemas, erros e desconfortos não são tratados pela administração. Não são realizadas reuniões para apontamento e correção das falhas. Não existem procedimentos e regras para serem cumpridas por todos e a importância do trabalho em grupo não é levada em consideração.
Há falta de profissionalismo entre João Maria e Alba, que se acusam pelo baixo faturamento da loja ao invés de, juntos, analisarem o problema para encontrar uma solução. Tais conflitos afetam a gerência da loja (Rui Leme) que perde sua autoridade diante dos funcionários, pois, não tem controle sobre a situação desordenada causada pela má comunicação e entendimento dos sócios. Ele não consegue desempenhar seu papel de gestor.
Diante da transparente má administração, os funcionários sentem-se desmotivados e desorientados, não cumprindo adequadamente com suas obrigações. A equipe de banho e tosa, coordenada e protegida por Alba, está em desarmonia, pois, o funcionário da tosa (Éder Seles) vangloria-se por seu talento de tosador, sentindo-se insubstituível e superior às suas colegas de trabalho, as meninas do banho (Léa Julião Jordão e Anita Túlio Jordão), que por sua vez sentem-se inferiores e com a alto estima afetada. A equipe de vendedoras (Elaine Vérner e Leila Xavier) não se preocupa em executar com maestria seu trabalho: atender ao cliente, de forma satisfatória. Sabem que, pela má administração, não serão punidas como deveriam, então, constantemente se atrasam e faltam ao trabalho.
Percebendo o descontrole e gravidade da situação, os administradores resolveram contratar, com urgência, uma consultora (Iara Santos) para reestruturação de sua empresa, onde, todos os erros serão severamente apontados e corrigidos, bem como os gestores devidamente orientados quanto à nova postura, conduta e administração que devem adotar para terem o comando e uma empresa próspera.
06
TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES
PET GLAMOUR - TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES
Fator motivante Fator desmotivante
Alba Lourenzão
(Proprietária) Motiva-se quando atinge seus objetivos pessoais. Fica desmotivada quando não atinge seus objetivos pessoais e quando é cobrada para assumir responsabilidades.
João Maria Lourenzão
(Proprietário) Motiva-se quando consegue
...