Conceito de Descrição de Cargo: Analise de Cargo
Por: Regiana Baggio • 28/3/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 566 Palavras (3 Páginas) • 274 Visualizações
Pensando na abertura de um processo de seleção, em duplas, deverão realizar a Descrição e Análise de Cargo, conforme explicação abaixo:
Descrições de cargos são essenciais numa empresa. São necessárias para o recrutamento e seleção, de maneira que a pessoa que vai selecionar possa avaliar as habilidades do candidato e para que o candidato entenda o que é esperado dele.
Conceito de Descrição de Cargo:
Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz até o motivo porque faz, a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo.
Conceito de Análise de cargos
Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa desempenhá-lo adequadamente. A análise de cargos procura determinar quais os requisitos que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito. E também se preocupa com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo.
EXERCÍCIO:
1º passo:
Definir um cargo a ser descrito (de preferência que seja ocupado por um dos participantes da dupla);
2º passo:
Descrever de forma clara e objetiva, separadamente cada uma das principais tarefas desenvolvidas pelo ocupante do cargo;
3º Passo:
Relacionar os principais equipamentos utilizados durante o desenvolvimento do trabalho (maquinário, tecnologias, etc.)
4º passo:
Relacionar as condições de trabalho (condições físicas, esforços exigidos. Por exemplo: trabalha-se mais em pé ou sentado; se há algum esforço físico ou mental; condições do ambiente – frio, calor, ruído, poeira, etc)
5º Passo:
Verificar se: há responsabilidade por outras pessoas (se exerce supervisão). Quem são essas pessoas¿
Verificar se: há responsabilidade por valores financeiros, informações confidenciais, tomada de decisão, contatos externos, etc. (para cada item explicar se a resposta for positiva);
6º passo:
Definir as qualificações profissionais necessárias: relacione os conhecimentos necessários para a realização do trabalho (podem envolver conhecimentos técnicos específicos, cursos necessários, experiência anterior na função, escolaridade exigida. (lembrando que nível de escolaridade necessário é aquele imprescindível para se ocupar a vaga e escolaridade desejável é aquela que não é indispensável para a ocupação do cargo, porém se o candidato possuir será interessante.) – também não se deve considerar as qualificações do ocupante atual do cargo, mas sim, os requisitos ideais e necessários para o cargo;
7º passo:
Definir idade, sexo, estado civil, características físicas ideais ao ocupante do cargo (a legislação estabelece que não pode haver discriminação de raça, cor, credo ou sexo, portanto esse item é exclusivo para uso do RH e não deve ser divulgado pela empresa)
8º Passo:
Com base nas descrições das atividades a serem desenvolvidas, transformar em competências necessárias ao ocupante do cargo, conforme exemplos:
Atividade | Competências: |
Trabalhar com atendimento aos clientes | Facilidade de expressão, fluência verbal, cordialidade, boa memória, etc. |
Conferência de materiais, estoque, etc... | Atenção concentrada, qualidade e rapidez do trabalho, etc. |
Implantação de um novo programa na empresa | persistência, firmeza, organização, percepção de detalhes, etc. |
Coordenação de uma área externa de trabalho | Capacidade de análise e síntese, objetividade, visão global, capacidade para motivar equipe, etc |
.
...