ANÁLISE DE CARGOS - PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS
Trabalho Universitário: ANÁLISE DE CARGOS - PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: simone777 • 21/9/2013 • 748 Palavras (3 Páginas) • 3.062 Visualizações
Análise de Cargos - Planos de Cargos e Salários
• Faça um texto resolvendo as seguintes perguntas:
1) Qual o maior dilema na política de cargos e salários?
2) O que significa a manutenção do equilíbrio interno e externo?
3) Quais são as etapas e fases para implementação de um programa de cargos e salários? (fazer um cronograma)
A empresa tem preocupação em manter salários competitivos para atrair e reter talentos para seu quadro de capitais intelectuais. Se por um lado, a empresa necessita manter salários competitivos para atrair pessoas capacitadas para seus quadros, por outro lado, os salários representam parcela significativa nos custos, representando um grande dilema.
E como manter salários competitivos sem que eles interfiram nos custos, oferecendo riscos à competitividade da empresa?
R - Tendo uma política de poucos, bons e bem remunerados.
Porém, apenas o salário não é suficiente para manter os colaboradores motivados. O ideal, para manter funcionários felizes e motivados, é cuidar do equilíbrio salarial interno, oferecer oportunidades de crescimento dentro da empresa, implantar programas de incentivo, repensar a forma de remuneração.
Em matéria publicada pelo caderno de Empregos e Carreiras no último domingo do jornal O Estado de São Paulo, relata-se a realidade atual do mercado de trabalho onde remuneração financeira não é suficiente para manter a força de trabalho motivada. Inclusive, foi citado que muitas vezes os profissionais valorizavam mais os benefícios não financeiros do que o restante.
A matéria cita alguns benefícios que são até comuns em empresas modernas, especialmente as da área de tecnologia do Vale do Silício. Em destaque estão: horários flexíveis, investimento no bem estar dos funcionários e incentivo à prática de esportes.
Oferecer benefícios além do salário do funcionário é imprescindível para motivar sua equipe com eficiência.
Quando se trata de manutenção do equilíbrio interno e externo, podemos afirmar que a mesma é a preocupação central da Administração de Cargos e Salários.
O equilíbrio interno é conseguido pela correta avaliação dos cargos, de forma a manter uma hierarquia. O equilíbrio interno é muito importante, porque os colaboradores comumente julgam a eqüidade de suas remunerações, comparando-as com as dos demais colaboradores. Muitas vezes a insatisfação com a remuneração advém da diferença de remuneração entre cargos e pessoas, quando não é visível, maior é a complexidade, ou a responsabilidade, o conhecimento a capacidade e a produtividade.
O equilíbrio externo é conseguido com a adequação Salarial da organização diante do mercado de trabalho. Também é muito importante o equilíbrio externo, uma vez que os colaboradores julgam a eqüidade de suas remunerações, comparando-as com as dos ocupantes de cargos similares em outras organizações. Além disso, quando o equilíbrio externo não é mantido, a empresa tem dificuldades em conservar seus talentos profissionais.
Para que
...