Análise o conceito de Estado ampliado e discorra sobre a importância desse conceito para a análise das Políticas Sociais
Por: jusleibsm • 2/7/2018 • Trabalho acadêmico • 259 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
Página 1 de 2
Questões para estudo:
- Análise o conceito de Estado ampliado e discorra sobre a importância desse conceito para a análise das Políticas Sociais.
R:. Entendemos por Estado ampliado, um estado em que não só atende aos interesse das classes dominantes, mas que também faz concessões a classe dominada, tendo em vista o objetivo de evitar conflitos e assim “garantir a manutenção da ordem” e assim manter a classe dominante no poder. De acordo com, Mandel (1985), o Estado no século XX, possui três funções básicas:
- criar as condições gerais de produção que não podem ser asseguradas pelas atividades privadas dos membros da classe dominante; 2)reprimir qualquer ameaça das classes ou frações particulares das classes dominadas ao modo de produção corrente através do exército, da polícia, do sistema judiciário e penitenciário; 3) integrar as classes dominadas, garantir que a ideologia da sociedade continue sendo a da classe dominante e, em consequência, que as classes exploradas aceitem sua própria exploração sem o exercício direto da repressão contra elas porque acreditam que isso é inevitável, ou que é “dos males o menor”, ou “vontade suprema”, ou porque não percebem a exploração (MANDEL, 1985, p. 334).
Partindo desse princípio, entendemos que as Políticas Sociais, são mecanismos que o Estado lança a mão para
- Discorra sobre o conceito de Welfare State, considerando o Fordismo e o Keynesianismo.
- Avalie a categoria Meritocracia e articule tal conceito com o desenvolvimento e a organização das Políticas Sociais no Brasil.
- Construa uma reflexão a respeito da Política Social brasileira a partir da instauração da Seguridade Social.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com