TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de humanidade segundo Freud

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

Trabalho de Teorias da Personalidade

Conceitos de Humanidade segundo Sigmund Freud

Ana Martins Fabris

30 de abril de 2019


Conceito de Humanidade segundo Sigmund Freud

  1. Existe livre e arbítrio ou é tudo determinado? (determinismo x livre e arbítrio)

Para Freud, nossa personalidade é totalmente moldada por eventos passados. Dessa forma, acontecimentos presentes não teriam influências sobre as nossas atitudes. Assim, pauta-se principalmente do determinismo, ao postular que, não temos controle sobre nossas ações, já que, essas são determinadas pelo pretérito, dando ênfase nos primeiros cinco anos de vida, nos quais, os conceitos de complexo de édipo deixam marcas em nosso subconscientes, e por mais que a humanidade tenha dificuldade de aceitar, por não conseguir acessar essas memórias, tais acontecimentos definem nossas atitudes contemporâneas.

  1. Somos mais otimistas ou mais pessimistas? (otimismo x pessimismo)

Freud, ao construir sua teoria, diz que o ser humano possui dois impulsos básicos: o prazer e a agressividade. Nesse contexto, o Ego vive tenta conciliar as demandas do Id e do superego, assim, sobre a luz da sociedade temos o instinto selvagem de explorar terceiros e prezar sempre o bem-estar próprio, sendo essencialmente individualistas. Em virtude dessa análise, e do conceito psicanalítico de que estamos constantemente aguardando a morte, conclui-se que, para essa vertente somos mais pessimistas.  

  1. O que nos move? (aprendizado x realizações)

Para Freud, nossas ações estão ligadas a causas passadas. Dificilmente agimos pensando no futuro, mas sim baseados em nossos instintos básicos já aprendidos. Portanto, estamos em constante busca de alívio da tensão, repressão da agressividade, fixação em estágios seguros e repetição de comportamentos familiares. Portanto, considera-se a psicanálise como aprendizado.

  1. Existe uma natureza universal humana?

Embora Freud em alguns momentos considere a influência da cultura, como médico, ele acreditava que biologicamente estávamos pautados em nossos impulsos básicos de agressividade e prazer, e que todo ser humano tende a movimentar-se mediante a estes. Portanto, ele acreditava que existia uma natureza humana universal.

  1. Personalidade se modifica ou se cristaliza?

Se observado quanto a singularidade, para Freud a personalidade se cristaliza a partir das nossas experiencias dos primeiros cinco anos de vida. Contudo, quando analisada nossa evolução história, a psicanálise considera que o passado evolutivo da humanidade da origem a muitas semelhanças entre as pessoas, contudo, nossas experiencias individuais nos dão uma essência única.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com