Constituição Do Ser Humano
Artigo: Constituição Do Ser Humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Celsoneth • 23/4/2013 • 401 Palavras (2 Páginas) • 625 Visualizações
Constituição do Ser Humano
Na primeira etapa deste trabalho, Realizamos discursões em grupo a cerca das concepções que cada um tinha a respeito de questões sobre a constituição do ser humano, sua intencionalidade e finalidade nas tarefas básicas, que estão colocadas para a filosofia na sua relação com o Serviço Social. Essas questões são perguntas que refletem aquilo que a filosofia chama de Atitude filosófica perante o mundo e nós mesmos. No decorrer da discursão percebemos sua importância para nossa aprendizagem e o quanto nos enriqueceu em nível de conhecimento, aja vista representarem as perguntas básicas que nortearão a prática do Assistente social.
Ao abordar as questões relativas sobre o que é o mundo e a realidade, o ser humano, a sociedade, a finalidade da vida social, o conhecimento e sua utilidade para os seres humanos, o ser cidadão? Etc. Entendemos que :
O ser humano se modifica e se reorganiza através de processo mental pelo qual ele se informa do mundo exterior e de si mesmo, é o que se pode chamar de conhecimento. Destacamos os quatros tipos de conhecimento: conhecimento popular ou senso comum, conhecimento filosófico, científico, religioso ou teológico.
A importância do conhecimento consiste na tentativa do homem de buscar resposta para o entendimento si mesmo e do mundo, seja através da tradição, razão, experimentação, ou da religião
Realidade é tudo aquilo que existe ou é, e que o homem também constrói sua realidade, em oposição a uma realidade que não depende dele como, por exemplo, a existência dos elementos naturais. E o mundo é o conjunto das coisas que existem (realidade) tanto no plano material como imaterial.
Na realidade construída pelo homem se inclui os princípios, valores e regras relacionadas a uma determinada sociedade na busca de um fim. Dentre as finalidades está à realização do homem como pessoa. Nós seres humanos temos a necessidade de viver em grupo na família, na escola, no bairro em que moramos temos sempre a necessidade de ter alguém ao nosso lado para nos relacionar.
Neste contexto social encontramos o homem como cidadão, aquele que tem direitos e deveres garantidos e estabelecidos pela sociedade. Quando é garantido pelo estado ao cidadão fazer uso de seus direitos como moradia, educação, assistência médica gratuita, emprego, etc. bem como participação das decisões políticas da sociedade em que vive esse individuo faz uso de sua Cidadania que também está intimamente ligado ao bem-estar social
...