Crítica filme que horas ela volta
Por: Michelle Andreazzi • 30/11/2015 • Resenha • 360 Palavras (2 Páginas) • 1.612 Visualizações
TEXTO DISCURSIVO – FILME: “QUE HORAS ELA VOLTA?
O filme “Que horas ela volta?” trata de diversos assuntos presentes no nosso cotidiano, inclusive os que foram solicitados para abordagem como Globalização, Desigualdade Social, Política, Moral e Ética e Subjetividade.
A Globalização e a Desigualdade Social estão presentes na relação entre a Val (personagem que faz o papel de empregada da família) e Bárbara (personagem que faz o papel de mãe e chefe). O filme conta a história de Jéssica, filha de Val que, depois de 13 anos morando em Pernambuco, cidade em que foi deixada pela mãe, resolve ir atrás de seu maior sonho: Prestar Vestibular para o curso de Arquitetura em uma das faculdades mais renomadas de São Paulo, porém, seu perfil sócio-econômico não se enquadra nos padrões dos alunos da faculdade, já que além de ser negra, é de classe média baixa, pré julgada como incapaz de ser aprovada no vestibular.
Quanto aos temas de Ética e Moral e Subjetividade, é possível notar em uma cena em que Jéssica chega até a nova casa, esta que é dos patrões de Val. Inicialmente é recebida de bom grado pelos patrões de sua mãe, mas, ao decorrer do filme, Jéssica comete atitudes que, para a cultura brasileira, são julgadas como anti éticas e imorais. Assim que a filha chega na casa, age de forma natural (ao ver dela) e simplesmente se deita na cama de hóspedes, quer sentar-se e fazer as refeições junto com os demais e toma as mesmas atitudes que o próprio filho de Bárbara tomaria. Ainda, torna-se imoral também a atitude que o pai de Fabinho (filho de Bárbara) toma em relação a Jéssica, já que desperta interesse físico e por vezes perde-se dentro de seu próprio relacionamento.
Por fim, o filme aborda ainda questões como o preconceito com os integrantes das classes média e baixa, o desrespeito imposto pelos patrões em sua relação com os empregados, as reações tomadas de forma autêntica e verdadeiras dos funcionários diante uma situação inusitada (tomo como exemplo a cena em que Bárbara simplesmente ignora o pedido de sua funcionária para conversar sobre Jéssica), entre outros temas presente atualmente em nossa sociedade.
...