Curso de Psicologia
Por: reyci • 12/4/2016 • Artigo • 572 Palavras (3 Páginas) • 249 Visualizações
Centro Universitário
Curso de Psicologia
Disciplina: Psicologia da Infância
Professora: Alia M. Barrios González
Aluna: Reyciela Dias Da Silva Fernandes
Matricula: 13211120121
Atividade prática
Relatório
Observado: Bruno Gonçalves
Segunda Infância – Dos 3 aos 5 anos – Fase pré-escolar.
Sujeito de sexo masculino pele escura, cabelos curtos e pretos , olhos escuros , tem 5 (cinco) anos de idade, classe média , estuda na escola classe 108 de Samambaia instituição publica, cursando o jardim 2 , pesa aproximadamente 19 quilos....Durante a observação a criança usava um short azul e blusa branca com detalhes vermelhos uniforme da instituição.
Foi utilizado o método do registro cursivo, que Consiste em descrever o que ocorre no momento em que ocorre, na sequência em que os fatos se dão, seguindo as recomendações técnicas para que se tenha uma linguagem científica.
A observação foi realizada na escola classe 108 de samambaia onde foi entregue a carta de autorização e consentimento para a respectiva diretora da instituição. A criança observada segundo Piaget esta no estagio pré-operatório que é o estagio onde as crianças desenvolvem um sistema representacional e utiliza símbolos para representar pessoas, lugares, e evento
A observação teve duração de 30 minutos.Aconteceu no dia 28 outubro de 2014.
Metodos observacionais:
A observação é utilizada para coletar dados acerca do comportamento e da situação ambiental, com a observação o psicólogo ira perceber vários sentidos como a expressão facial, o ambiente a ser observado, e o estado emocional. É importante o estudo da observação, pois é um instrumento de coleta de dados, esses dados coletados por observação são usados para diagnosticar a situação-problema, para escolher as técnicas e procedimentos a serem empregados e para avaliar a eficácia dessas técnicas e procedimentos.
Durante o trabalho realizado observou-se que a criança demonstrava os comportamentos típicos de sua idade . Nessa fase que a criança se encontra ela já é capaz de realizar vários comportamentos, além da linguagem, usando a criatividade, se comunicando através de símbolos e imagens sendo assim denomina-se como o período pré-operatório. Segundo Piaget, a criança pré-escolar encontra-se em uma fase de transição fundamental entre a ação e a operação, ou seja, entre aquilo que separa a criança do adulto. Além disso, é uma fase de preparação para o período seguinte (operatório concreto). A criança em vários momentos conversou com colegas, escreveu no caderno e desenvolveu vários tipos de brincadeiras.
A criança deste estágio: é egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro, não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação, já pode agir por simulação, "como se", possui percepção global sem discriminar detalhes e deixa-se levar pela aparência sem relacionar fatos, onde em uma conversa com o colega ela se mostra bem egocêntrica " é meu lápis não é seu ".
Podemos dizer que a criança e egocêntrica da sua maneira, ou seja, implica a ausência da necessidade, por parte da criança, de explicar aquilo que diz, por ter certeza de estar sendo compreendida. Da mesma forma, o egocentrismo é responsável por um pensamento pré-lógico, pré-causal, mágico, animista e artificial.
...