Danone- Recursos Humanos
Por: Ben2000 • 21/3/2016 • Resenha • 798 Palavras (4 Páginas) • 349 Visualizações
Raphael Teles França – 0922258-8
Parte 01 – Sinopse do filme:
O filme acompanha o julgamento de um jovem acusado de ter matado o próprio pai. Se a votação do júri for unânime, o réu será condenado à morte. Onze jurados votam pela condenação, mas o jurado número 8 acredita na inocência do garoto e tenta convencer seus colegas a repensarem a sentença.
Parte 02 – Perguntas norteadoras:
Escolha somente uma das teorias ou autores estudados em sala de aula para responder as questões a seguir através da elaboração de um texto com o mínimo de 15 e o máximo de 30 linhas (para cada uma das questões solicitadas).
1)Descreva quais os principais processos grupais observados durante a ação de convencimento do jurado em dúvida com a sentença em relação as demais pessoas participantes do júri. Apresente pelo menos 03 principais conceitos.
2)Como o(a) psicólogo(a) pode atuar na facilitação do processo de debate do corpo de jurados, a partir da teoria escolhida por você? Aponte pelo menos 01 (uma) técnica de intervenção grupal e a forma como a mesma pode vir a ser utilizada.
Autor escolhido - Pichon-Rivière - Teoria e Técnica dos Grupos Operativos
1- Segundo Pichon-Rivière (1991), o grupo operativo assemelha-se ao funcionamento do grupo familiar e pode ser definido como um “conjunto de pessoas reunidas por constantes de tempo e espaço, articuladas por sua mútua representação interna, que se propõe, implícita ou explicitamente, uma tarefa que constitui sua finalidade” (p. 157). Já nessa afirmação podemos nos inserir na temática do filme com todo o contexto que o filme nos apresenta, durante quase toda a trama a imagem de apenas um espaço e tempo, com todos os 12 homens que estão encarregados de uma tarefa, a de julgar e condenar ou não outro sujeito do qual nenhum deles conhecia (inclusive entre eles mesmos, ninguém se conhecia) antes do processo jurídico. Então, um grupo de sujeitos desconhecidos tem que entrar em acordo pelo qual todos devem concordar sob pena de qualquer outra composição seja descartada ou inválida. Os principais processos grupais observados durante a ação de convencimento do jurado que estava em dúvida com a sentença em relação às demais pessoas participantes do júri que podemos observar foi primeiro o seu Porta Voz, que sendo depositário da ansiedade grupal, aparece no grupo, expressando-se de diversas maneiras, aparece propondo as reflexões e inclinado a resolver as situações fixas e estereotipadas do caso do suposto homicídio cometido pelo filho para com o pai, possibilitando sua transformação em situações flexíveis; Pichon-Rivière também descreve quatro tipos de lideranças: autocrática, democrática, demagógica e laissez-faire. Compreendo que a liderança exercida pelo protagonista no filme se aproxima de uma liderança democrática, que é aquele tipo de liderança considerada mais saudável, uma vez que os papéis, funções e limites estão organizados. O processo grupal, bem como o processo de aprendizagem, se dá por meio de um permanente movimento de estruturação, desestruturação e reestruturação, que pode ser representado na teoria do autor mencionado, por um cone invertido. Dentro deste cone pode-se representar o movimento que acontece entre o desejo de mudança, de entrar em contato com o novo e os medos e ansiedades que levam à resistência. Todos esses processos e movimentos de ida e volta, são e estão explícitos em todo contexto de debate sobre a condenação e pena de morte no filme, e que Pichon Revière chama de espiral dialética.
...