De Acordo Com Freud 1930
Por: VirnaLys • 4/3/2021 • Resenha • 261 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
De acordo com Freud (1930), existem 3 fontes que podem trazer sofrimento ao ser humano: 1) prepotência da natureza; 2) Fragilidade do Corpo; 3) Insuficiência em vincular-se com a família, estado e sociedade. Que apesar de não produzirem efeitos paralisantes a comunidade, a busca por escapar do sofrimento faz da civilização a responsável por nossa miséria.
No 3º capítulo de Mal-Estar na Civilização, Freud (1930) aponta sua desilusão com a civilização indicando 3 eventos históricos da nossa sociedade:
- A vitória do cristianismo sobre religiões pagãs;
- A descoberta e conquistas de tribos e povos indígenas;
- Identificação científica do mecanismo de neuroses.
Em sua obra, Freud (1930) contesta a noção de que o progresso na tecnologia, espontaneamente, aumenta nossa qualidade de vida. Mas que por outro lado, considerando que a felicidade é um sentimento totalmente individual, se torna inacessível determiná-la numa época que antecede a atual.
Definindo a civilização como a somo total das realizações humanas, Freud (1930) defende a inclusão da beleza em sua lista de expectativas para o desenvolvimento social, enfatizando também a proteção contra a natureza, a limpeza e a ordem. Onde de acordo com ele a civilização não está voltada para o que é verdadeiramente útil.
Conforma citado por Freud (1930), em sua obra, a determinação de nossas “relações mútuas” é um “passo decisivo” para o destino da civilização que se constituiu na alteração do poder individual pela coletividade.
Por fim, ele nos apresenta três fases simultâneas onde ocorre a comparação entre a evolução da civilização e o desenvolvimento imoral do indivíduo. São elas:
- Caráter de formação;
- Sublimação;
- Não satisfação/ renúncia dos instintos.
...