Deficiência Intelectual
Casos: Deficiência Intelectual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivirla • 10/3/2015 • 8.780 Palavras (36 Páginas) • 252 Visualizações
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
FACULDADE SUMARÉ
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
PROJETO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR III
Deficiência Intelectual
Adriana Zillig .............1320249
Adriana de Souza........1321719
Darlene Lima...............1323511
Ilma De Moraes..........1323629
Liliana Soares.............1322095
Thiara Costa................1311667
Viviane Nascimento...1321447
SÃO PAULO
2014
Objetivo
A presente pesquisa tem o intuito de verificarmos o que é a deficiência mental ou intelectual e como se dá a avaliação da aprendizagem do aluno, visto que é um processo complexo devido suas especificidades, necessidades e desenvolvimento, pois requer um atendimento diferenciado e as características específicas de quadros de deficiência dificultam a avaliação pedagógica e como realizar as adaptações necessárias para garantir a escolaridade.
O diagnóstico não é suficiente para verificar qual a forma mais adequada de ensino e como avaliar o potencial de aprendizagem, uma falha na avaliação e acompanhamento pode refletir no processo de ensino aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual.
Através de filmes, artigos e leitura de livros que abordam o tema, tentar verificar qual o melhor meio para que a criança com deficiência tenha ganhos significativos em seu aprendizado e os prós e contras da inclusão ou educação especializada em instituições que atendem somente deficientes.
Resumo
A deficiência intelectual é uma deficiência que apresenta déficits cognitivos concomitantes ao funcionamento adaptativo. O presente estudo tem como finalidade apresentar o conceito de deficiência intelectual e como é a abordagem em cada instituição tanto as que atendem somente deficientes como as que atendem em inclusão.
A entrada do aluno com deficiência intelectual, na escola regular, na perspectiva inclusiva é um momento diferenciado na educação brasileira, pois possibilita um processo de criação pedagógica, busca de novos procedimentos de ensino, novas estratégias metodológicas capazes de atingir o potencial de cada aluno respeitando suas diferenças.
Palavras-chave: Deficiência Intelectual. Aprendizagem. Inclusão Escolar.
Sumário
Introdução----------------------------------------------------------------------------------------05
Diferença entre Deficiência Intelectual e Doença Mental-------------------------------06
História da Educação Inclusiva no Brasil------------------------------------------------08
Síndrome de Down-----------------------------------------------------------------------------09
Síndrome de Angelmann---------------------------------------------------------------------15
Síndrome de Tourette------------------------------------------------------------------------19
Síndrome de Williams------------------------------------------------------------------------22
Paralisia Cerebral-----------------------------------------------------------------------------26
Conclusão---------------------------------------------------------------------------------------31
Introdução
Deficiência Mental corresponde a expressões como insuficiência, falta, falha, carência, do latim deficientia que por si só não definem nem caracterizam um conjunto de problemas que ocorrem no cérebro humano, levando os deficientes a um baixo rendimento cognitivo, e afeta nos aspectos relacionados à comunicação, cuidados pessoais, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, independência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde e segurança.
Em psiquiatria também são designadas descritas como oligofrenias e retardo mental. O termo atual para sua designação é Deficiência Intelectual.
A principal característica da deficiência mental é a redução da capacidade intelectual (QI), situada abaixo dos padrões considerados normais para idade, se criança, ou inferiores à média da população, quando adultas. A pessoa com deficiência na maioria das vezes apresenta dificuldades ou nítido atraso em seu desenvolvimento neuropsicomotor, aquisição da fala e outras habilidades, um déficit no comportamento adaptativo, seja na comunicação (linguagem), socialização ou aquisições práticas da vida cotidiana (higiene, uso de roupas, etc.).
O funcionamento intelectual adequado depende essencialmente de duas condições:
-que as estruturas cerebrais tenham se desenvolvido corretamente desde o momento da concepção.
-que o meio onde se desenvolve a criança seja favorável.
Quando nas várias áreas em que se pode avaliar o funcionamento intelectual de uma pessoa, os resultados globais são inferiores à media podemos afirmar que se encontra presente a primeira condição da deficiência mental.
O comportamento adaptativo, ou seja, a forma
...