Deficiência de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade em crianças pré-escolares
Projeto de pesquisa: Deficiência de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade em crianças pré-escolares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThaRepeker • 6/10/2014 • Projeto de pesquisa • 358 Palavras (2 Páginas) • 387 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
1.1 TEMA
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em Crianças na Pré-escola
1.2 JUSTIFICATIVA
A criança hiperativa representa um enorme desafio para os pais e professores. Desatenção, agitação em excesso, emotividade, impulsividade e baixo limiar de frustração afetam a integração da criança em casa, na escola e na comunicação em geral. O relacionamento com os pais, professores, irmãos e amigos, é muitas vezes prejudicado pelo estresse provocado pelo comportamento inconstante e imprevisível. Além disso, o desenvolvimento da personalidade e o progresso na escola podem ser afetados negativamente visto que a criança hiperativa apresenta as mesmas dificuldades de outras crianças em grau muito mais elevado (GOLDSTEIN, 1998).
1.3 PROBLEMA
Sabe aquela criança “desligada”, que não presta atenção em nada, não consegue se concentrar, está sempre “no mundo da lua”, ou é muito agitada, que não para quieta na cadeira? Todo mundo conhece alguém assim. Pode ser que alguma dessas crianças tenha um transtorno muito comum e que pode causar diversos problemas na fase de alfabetização e acarretar para a vida adulta. O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) tem todos esses sintomas, muitas pessoas têm e não sabe.
Qual a interferência do TDAH na rotina escolar de uma criança?
1.4 HIPÓTESES
Os estudos comprovam: 3% a 6% das crianças na idade escolar sofrem de TDAH e dessas, 60% a 70% continuam com os sintomas do transtorno até a idade adulta.
Diagnosticar esse transtorno na pré-escola ajuda tanto a criança no seu desenvolvimento, como também os pais e professores na hora de alfabetizar.
Contudo, as hipóteses construídas são:
A desatenção é um fator que interfere na rotina de uma criança hiperativa na fase pré-escolar.
A frustração é uma situação que ocorre da hiperatividade promovendo um comportamento desruptivo.
É importante diagnosticar o transtorno antes da alfabetização, assim não compromete o desenvolvimento escolar.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
• Conhecer o TDAH e suas implicações para a criança na fase pré-escolar.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Caracterizar o perfil de pré-escolares com TDAH.
• Apresentar as características que determinam o diagnóstico de TDAH em pré-escolares.
• Identificar as expectativas das relações sociais, familiares e educacionais da criança diagnosticada com TDAH.
...